É isso mesmo que você viu no video. Nos Jogos Europeus 2015, em Baku – Azerbaijão, durante o campeonato de natação ‘tradicional’, foi feita uma competição demonstrativa com algumas provas de ondulação submersa.

Foram realizadas 4 provas: 50m de ondulação submersa, 50m e 100m de ondulação na superfície com snorkel e 100m submerso com tubo de oxigênio. Todas as provas foram nadadas com monofins (nome do tipo de nadadeira usada pelos atletas no video) e trajes não aprovados pela FINA (não sei o motivo, se alguém souber, comenta aí pra gente!). Essa demonstração foi uma forma da CMAS (Federação Internacional de Esportes Subaquáticos) promover a modalidade, com o intuito de colocá-las nas Olimpíadas.

“Velocidade é tudo”, comentou a presidente da CMAS, Anna Arzhanova, na ocasião do evento a uma emissora de televisão.”Você pode observar que a prática do mergulho não é exclusiva de turistas preguiçosos olhando peixes, mas sim, pode ter haver com velocidade. Você pode comparar essas modalidades com os golfinhos. Nós fizemos algumas pesquisas no Egito e os golfinhos aceitam uma pessoa usando um monofin como se fosse um deles.”

[OI????  Eu já vi pesquisas inúteis na internet, mas essa, bateu todos os recordes do Phelps. PRA QUE RAIOS ISSO SERVE, QUERIDA??? De acordo com o maior núcleo de sabedoria e conhecimento do mundo, o Wikipedia, um golfinho pode chegar até 40Km/h!! Então minha cara, eu acho, só ACHO, que o bicho no máximo vai achar que você é uma LESMA aquática.]

Bom, desabafos a parte, pessoalmente achei as provas bem interessantes. É claro que ainda é muito cedo para falar em Olimpíadas (e se fosse para colocar provas novas, acredito que as provas de 50m estilo seriam prioridade), mas pode ser algo diferente e divertido, se tiverem um bom número de atletas de alto nível interessados em praticar.

Mas a modalidade está crescendo, este ano o americano Ryan Lotche já brincou de ondulação submersa. Em uma prova de 50m livre, em uma competição em Athenas, o rapaz fez 23.49 fazendo toda a metragem de ondulação (sem nadadeiras, óbvio), e fez um tempo melhor do que quando nadou crawl nas eliminatórias. Ele foi desclassificado por passar dos 15m, mas valeu a brincadeira. Eu tenho a leve impressão que se ele colocar os monofins, o recorde do russo seria destruído.

O link abaixo mostra a prova com o tubo de oxigênio. Boa sorte tentando dar essa saída!