Rotina de exercícios físicos para prevenir lesões; treino de técnica, virada ou saída; série anaeróbica para criar resistência na água e….banho. Treinar natação não se resume apenas aos cuidados pré-treino e o trabalho dentro da água. Além de preocupar-se com a alimentação, todo nadador deve levar em conta um fator ignorado por muitos: os cuidados com a pele e o cabelo após um treino na piscina.

Uma coisa é inevitável: o cheiro de cloro que impregna na pele depois de alguns metros rodados. A composição química usualmente aplicada para tratar as piscinas permanece durante dias no corpo do nadador. Além disso, em contato com a pele, o cloro pode causar irritação, ressecamento e lacrimejamento dos olhos. A dica é simples: tome uma ducha sempre antes de mergulhar na piscina. Não basta apenas ‘passar’ o corpo na água. Lave a cabeça e o corpo a fim de  eliminar o maior número de bactérias vindas do exterior.

E o que fazer com a pele que assemelha-se à pequenas escamas de peixe após cada treino? Use um sabonete hidrante para eliminar as toxinas presentes na pele. Existe também um gel de banho especial anti-cloro. Uma loção de creme hidrante (essencial para melhorar o aspecto da pele) ajuda a ‘mascarar o cheiro’ de cloro.

Já com o cabelo, deve-se redobrar os cuidados. Para evitar que os químicos do cloro detone os fios (e os deixem com ‘reflexos naturais’ esverdeados com o tempo) é importante que todo o nadador – seja homem ou mulher – use uma touca de silicone.  O acessório evita ao máximo o contato da água com o cabelo. A touca também previne o ressacamento dos fios, já que o cloro remove a queratina que recobre e protege o cabelo,

Na hora de lavar, o condicionador é essencial. Por ser ácido, o produto neutraliza o PH alcalino do cloro, evitando pontas duplas e frizz. O ideal é sempre lavar o cabelo com um produto antirresíduo para remover o excesso de cloro.

Cabelos esverdeados 

Calma! Não é preciso tomar medidas drásticas para que  o cabelo volte a a sua coloração natural. Dê uma primeira lavada com detergente e em seguida aplique o xampu e o condicionador naturalmente.  Se a coloração permanecer, volte repetir o procedimento após três dias do primeiro teste.