Nas últimas semanas a Nasa revelou algumas informações bem impressionantes sobre Marte. Uma delas é de que existe água em estado líquido no planeta vermelho. Bom antes de imaginarmos como seria nadar no planeta, a agência do governo norte-americano utilizou uma piscina para simular como seria andar no espaço a caminho para Marte ou em outros locais com pouca gravidade.

Como é quase impossível simular esse ambiente no planeta Terra, a Nasa criou o Neutral Buoyancy Laboratory  (‘Laboratório de Flutuabilidade Nenutra, em tradução livre), em Houston – Texas. No local, foi desenvolvida uma piscina de 62m de largura e 31m de comprimento com 12m de profundidade. Lá existe módulos completos da ISS (International Space Station), em que os astronautas treinam com trajes completos.

Imagina nadar aqui!

Imagina nadar aqui!

A densidade da água e a diferença de peso que se sente simula as condições do espaço. Uma outra alternativa para a simulação de microgravidade é um voo em um avião de carga que consegue simular por cerca de 25 segundos depois de um voo em arco – o simulador é chamado carinhosamente de Vomit Comet. Infelizmente, esse método permite apenas experiências curtas e não permite que os astronautas treinem com seus trajes.

Fica uma sugestão pra meus amigos da Nasa: Por que não fazer um campeonato oficial nessa piscina, com os módulos da Estação Espacial? Isso com certeza seria algo legal de ver!