Nado livre ou crawl? Sempre usam um como sinônimo do outro, mas qual a maneira correta de chamar esse estilo?

Não sei se vocês já se perguntaram isso, mas eu sempre tive essa curiosidade quando anunciavam as provas durante a competição. Só fui entender a lógica após alguns anos de piscina quando eu comecei a me interessar mais pelas regras e critérios que a FINA (Fédération internationale de Natation, a ‘Federação Internacional de Natação’) adota para o esporte.

Pra entender de vez essa questão, você precisa saber que a prova oficial de nado livre, que pode variar de 50m a 1.500m em competições oficiais, é realmente nado livre. Ou seja, você pode nadar os 1.500m de cachorrinho ou qualquer outro estilo de nado sem ser desclassificado. Obviamente você também seria taxado de louco por nadar a prova inteira desta maneira.

Outra coisa importante, é que o nado crawl é um estilo que não é regulado pela FINA. Ou seja, dentro dos padrões internacionais de natação não existe uma maneira oficialmente correta de se nadar o crawl.

Resumindo:

  • Provas de nado livre = Provas sem estilo definido, ou seja, freestyle.
  • Nado crawl = Estilo de nado utilizado em provas de nado livre.

As pessoas preferem nadar as provas de nado livre utilizando o crawl porque realmente é um estilo que propicia alta eficiência de nado com suas braçadas alternadas e uma posição horizontal do corpo cortando a água. Também propicia alta velocidade para provas de explosão, sendo considerado o estilo mais rápido.

Na época em que eu competia, um dos meus amigos nadava muito mal o crawl. Quando precisávamos dele pra compor nosso revezamento de 4x50m livre ele nadava de borboleta. Tudo isso em competições oficiais, sem sermos desclassificados. Esse é um exemplo claro de que o nado livre realmente é livre.

Então da próxima vez que você pensar em usar crawl para falar de nado livre, lembre que as duas coisas não são realmente sinônimos 😉

Foto de destaque: “Incheon AsianGames Swimming 19 (15178565298)” by Republic of Korea from Seoul, Republic of Korea – Incheon_AsianGames_Swimming_19. Licensed under CC BY-SA 2.0 via Commons.