Antes de mais nada, assista o video abaixo. Se seu inglês estiver mais enferrujado que a carcaça do Titanic, coloquei uma tradução abaixo.

“Greatness is just something we made up. Somehow we’ve come to believe that greatness is a gift reserved for a chosen few. For prodigies. For superstars. And the rest of us can only stand by watching. You can forget that. Greatness is not some rare DNA strand. It’s not some precious thing. Greatness is no more unique to us than breathing. We’re all capable of it. All of us.” – Nike

[Grandeza não é nada além de algo que criamos. De alguma forma, nós começamos a acreditar que grandeza é uma dádiva reservada apenas algumas pessoas. Para prodígios. Para estrelas. E que o resto de nós pode apenas ficar parado, olhando. Esqueça isso. Grandeza não é algo raro de se encontrar no DNA. Não é algo precioso. Grandeza não é mais único para nós do que respirar. Nós todos somos capazes de alcançá-la. Todos nós.]

O intuito aqui não é promover a Nike, até porque esta empresa pouco investe na natação. Mas não podemos negar que a mensagem passada pelo comercial “The Jogger” é poderosa. Nós do Raia Oito acreditamos muito que todos e qualquer um pode alcançar sua própria ‘grandeza’ dentro do esporte. E estamos aqui para ajudar você na sua missão.

Veja, ninguém nunca disse que a grandeza é uma exclusividade de medalhistas olímpicos, líderes rebeldes, ganhadores do prêmio Nobel ou Jedis. Se você parar para pensar, a busca pela grandeza sempre foi um poderoso motivador para qualquer ser humano. Superar limites, quebrar barreiras, evoluir, melhorar como pessoa. Todos esses fatores fomentam  o senso de grandeza que existe dentro de nós. E a grandeza é uma percepção construída justamente por nós.

Leia também:  Como ter velocidade de nado? Veja quatro exercícios para se tornar veloz

Entrar em forma, alcançar um índice, se classificar para uma competição, melhorar seu tempo… não importa! Você decide o que julga ser grandioso, o que você aspira alcançar. E é essencial que você o faça. Defina sua meta, e lute para alcançá-la. Não existe grandeza sem determinação, sem vontade, perserverança, sem luta, sem suor. É algo duramente conquistado, nunca dado. Gera reconhecimento, dos outros, ou de si próprio, não importa.

greatness-is-upon-you

 

E a sensação é incrível, falo por experiência própria. Eu alcancei a grandeza este ano. Fiquei 5 anos parado, sem nadar por conta de inúmeras lesões recorrentes. No final do ano passado, me matriculei em uma pós-graduação na mesma faculdade que me fiz minha graduação. Com isso, teria novamente o direito de competir pela faculdade. Eu estava fisicamente e mentalmente acabado. Mas eu não poderia perder a chance de fazer o que eu mais amo, pela equipe que ajudei a construir. Tinha que aproveitar aquela chance. Minha vontade de voltar era imensa, mas não sabia como.

Depois de muitas tentativas, finalmente encontrei um médico que realmente conseguiu me mostrar o que eu precisava fazer para melhorar. Foi duro, mas consegui dar a volta por cima, voltar a treinar, entrar na minha melhor forma física e técnicas, competir no meu mais alto nível e me sagrar campeão junto com a equipe. Isso para mim, foi alcançar a grandeza. Para você, ou para o Michael Phelps, talvez não signifique nada. Mas eu não me importo. Para mim, e para aqueles que conviveram e lutaram junto comigo, foi algo grandioso. Se não fosse essa vontade de voltar, de vencer, talvez eu estivesse aqui reclamando de dores e infeliz com a vida.

Leia também:  Comitê Olímpico Internacional analisa a anatomia de nadadora

Greatness

Isso é o esporte, ele pode mudar sua vida. Então, pense no que realmente gostaria de conquistar com a natação. Faça uma autoavaliação de onde está e onde quer chegar. Monte seu planejamento do que precisa ser feito para alcançar seus objetivos. E sem auto sabotagem, por favor.  Vale muito a pena.

Te aguardo no “Hall da Grandeza”.

veja também: 7 coisas que todo nadador deveria fazer