Falam que natação é um esporte “individual”, onde apenas alguns atletas se destacam. Na minha opinião é exatamente o contrário, a natação é um esporte “coletivo” e como em toda equipe, existem atletas com diversas especialidades e performances.

Sempre que ouvimos falar na mídia, ouvimos o nome de algum atleta famoso (ex. Michael Phelps, Cesar Cielo e etc…) mas ouvimos falar pouco sobre sua equipe e de como a sua formação dependeu daquele grupo que o ajudou a crescer e alcançar resultados ainda melhores. Pra mim, uma boa parte do sucesso desses atletas se deve a equipe na qual eles se formaram.

Não estou questionando a capacidade individual deles, mas fazer parte de um bom time garantiu a eles uma base para crescerem e se desenvolverem de maneira acelerada pra atingirem os índices olímpicos e ganharem a representatividade que tem hoje.

Fazendo parte de uma equipe de natação, você vai perceber que não se trata apenas de formar um grupo para ter um revezamento, ser parte de uma equipe se trata de estar junto com um grupo de pessoas que te motiva e apoia, e muitas vezes acaba virando parte de sua família.

Mas como fazer parte de uma equipe pode me ajudar?

Competitividade saudável
A preparação para a competição começa dentro da própria equipe, sempre de maneira saudável, pois o seu primeiro adversário sempre é aquele seu amigo que está lá quase te alcançando série após série e te mantendo no ritmo durante todo o treino. É sempre bom ter alguém te puxando ou te empurrando para tornar os treinos mais produtivos.

Motivação e apoio
Quando você está cansado, achando que já não aguenta mais fazer a próxima série ou o próximo tiro durante o treino, é aquela pessoa do seu lado, a sua equipe que te incentiva e que te motiva a se superar e a continuar nadando. Aliás, sempre tem um ombro amigo pra todos os momentos de dificuldade para te apoiar. Se você estiver pensando em desistir, veja aqui 4 pensamentos para não desistir!

Sempre é mais legal nadar ao lado de amigos!

Sempre é mais legal nadar ao lado de amigos!

Inscrição em competições
A maioria das competições no Brasil exigem que você faça parte de uma equipe para se inscrever, ou seja, não aceitam atletas inscritos individualmente. Você precisa se filiar a uma equipe para poder participar de mais competições durante o ano.

Torcida

“[…]A gente vê a arquibancada do Maria Lenk (parque aquático no Rio), por exemplo, quase vazia ou recheada em sua maioria por pais e amigos dos atletas.”

– Cesar Cielo em entrevista para a Istoé

Fato, nas competições e no dia a dia, sua equipe é a sua torcida organizada, seu fã clube. É aquele grupo de pessoas que sabe quando você melhorou seu tempo, quando você mandou bem e quando foi mal. Que está lá pra gritar e torcer independente do dia, da hora e do local.

Amizades para toda a vida
Os benefícios de fazer parte de uma equipe não está só dentro da piscina, está fora dela também. Da época da natação eu tirei ótimos amigos que depois viraram colegas de faculdade, room mates e colegas de trabalho, como é o caso do próprio Raia Oito!

Se você treina sozinho, procure uma equipe para chamar de sua! Seja em um clube, escola, faculdade, associação ou apenas um grupo de amigos, fazer parte de uma equipe é sempre bom!

Quer divulgar sua equipe? Deixe seu comentário aqui!

Gostou desse post? Siga o Raia Oito no Facebook e acompanhe todas as novidades!