É essencial ajustar a posição da cabeça no nado de costas para tirar o melhor do seu estilo. Sua cabeça e sua espinha dorsal são o centro do nado. Os ombros e quadris precisam girar em torno deles, que devem se manter estáveis.

Nadar costas balançando a cabeça como se fosse o Elvis dançando é mais comum do que você imagina. Então, se você for um desses casos, fique tranquilo. Vamos resolver!

Procure um ponto no céu ou teto da piscina para fixar sua visão, isso ajuda a manter a cabeça estável. Relaxe seu pescoço, ele precisa ficar deitado na água. Se você sente dores no pescoço depois de nadar costas, você não está relaxando.

Você precisa olhar para cima, e não para frente. Deitar a cabeça corretamente ajudará a manter a posição correta de todo seu corpo durante o nado.

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Aqui vai um educativo legal para ajudar:

  • Pegue um copo descartável ou uma garrafinha de plástico, coloque um pouco de água, e o ponha na sua testa. O objetivo é nadar costas sem deixar o copo cair! Aos poucos, vá diminuindo a quantidade de água para aumentar a dificuldade.

Veja no GIF abaixo da campeã olímpica Missy Frankin executando o educativo:

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E a sua saída de costas, como está? Aprenda a fazer uma saída de costas primorosa clicando aqui.