Muitas pessoas já me perguntaram: quanto tempo demora pra aprender a nadar? A resposta (que nunca agrada) é: “depende”. Depende muito do seu objetivo e do que você quer dizer com “aprender a nadar”. Por exemplo, existem os 4 principais estilos que todo nadador profissional deve saber, mas também existem fundamentos básicos na água que um iniciante pode considerar suficiente pra enfrentar seu medo e não se afogar.

No meu caso, eu aprendi a nadar (nado básico) ainda no jardim de infância. Por conta disso, já me sentia bem seguro na piscina mesmo quando criança, e poderia tranquilamente afirmar que eu já tinha “aprendido a nadar”.

Mesmo assim, eu não tinha ainda nenhuma técnica e decidi que gostaria de aprender mais e de me divertir mais (eu sempre adorei uma piscina). Por isso, durante o ensino fundamental, frequentei uma escola de natação onde em alguns anos aprendi a nadar os 4 estilos e conseguia fazer já aulas e treinos com distâncias maiores. Neste momento, pude considerar mais uma vez que eu tinha “aprendido a nadar”.

Ainda não satisfeito, me inscrevi em um clube e fui selecionado em uma peneira para fazer parte da equipe de nadadores federados, onde fiquei mais alguns anos aperfeiçoando a minha técnica e me especializando mais no nado borboleta. Pode se dizer que foi ali que eu realmente me tornei um nadador profissional e expandi mais uma vez o conceito de “aprender a nadar”.

Leia também:  Você sabia que as raias que os nadadores competem são escolhidas por ordem de tempo?

Por isso, a minha resposta para essa pergunta é, “porque você quer aprender a nadar?”

Quero aprender a nadar para me sentir seguro na água
Para ensinar alguns fundamentos básicos, como flutuação, respiração e ambientação ao meio aquático, imagino que com o acompanhamento correto e uma frequência de pelo menos 2 aulas semanais uma pessoa consegue atingir essa meta em cerca de 6 a 12 meses.

Estamos falando do aprendizado básico na água, como descrito pela metodologia Gustavo Borges:

Ambientação e adaptação ao meio liquido, socialização, controle de respiração, sustentação na barra, equilíbrio, mergulho e imersões, flutuação e habilidades de sobrevivência, giros, deslocamentos, movimentação alternada de pernas e braços, saltos e cambalhotas

Nível de Adaptação da metodologia Gustavo Borges

Porém a sensação de segurança pode demorar mais tempo para ser desenvolvida, dependendo de cada pessoa.

Quero aprender a nadar para praticar um esporte para melhorar minha saúde
Aqui o cenário é diferente, seja seu objetivo emagrecer ou praticar o esporte para desestressar (a natação é ótima para isso). Você terá que aprender pelo menos alguns estilos básicos como o crawl e o costas.  Aprender fundamentos como a virada olímpica também vão te ajudar a dar ritmo ao eu nado. Neste caso, a natação deveria ser praticada ao menos de 2 a 3 vezes por semana. Saindo da fase que mencionamos no item anterior, em mais uns 6 a 12 meses você já deve ter um ritmo bom para atingir esse objetivo.

Leia também:  Você treina para ganhar, ou nada para não perder? (E por que esta diferença importa)

Quero aprender a nadar para competir
Aqui não tem milagre nem recomendação, para competir o ideal é que o nadador tenha domínio sobre os 4 estilos e de diversos fundamentos da natação que demoram anos para serem desenvolvidos e aperfeiçoados. Um atleta competitivo pode demorar anos para considerar que dominou esses nados e fundamentos, e de fato deve continuar treinando constantemente para se manter sempre a frente.

Pra você que faz essa pergunta, qual o objetivo de aprender a nadar? Conta pra gente nos comentários!

Gostou desse post? Siga o Raia Oito no Facebook e acompanhe todas as novidades!