Um das grandes diferenças do nado de costas é que a respiração não é limitada pela presença da água. Seu rosto fica todo tempo para fora, então não existe o risco de engolir água e dar aquela engasgada gostosa se você respirar na hora errada.

Mas isso não significa que você pode respirar quando quiser. Existe o momento certo para respirar, e assim, garantir a melhor distribuição de oxigênio no seu corpo. Vamos lá:

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Expire: no fim da fase de recuperação do outro braço (quando estiver quase encostando na água)

Backstroke breathing technique

É importante respirar de forma rápida e “forçada”, caso contrário você não irá flutuar direito. Ao respirarmos, nosso peito aumenta de tamanho por conta da expansão dos nossos pulmões. E essa “bolsa de ar” nos ajuda a flutuar melhor. Por outro lado, como nossos pulmões ficam na parte superior do nosso corpo, ao inflarem, somente a parte de cima flutuará, o que pode fazer nossos pés afundarem um pouco.

Isso significa que você deverá evitar inflar seus pulmões ao máximo, sempre tentando manter sua respiração sob controle, ajustando a quantidade de ar que você inspira com a frequência de respirações. Este ajuste é exclusivo de cada um e você consegue com o treino.

Veja abaixo alguns educativos para te ajudar a conseguir respirar na hora e da forma certa. Lembre-se do que falamos acima sobre quando a inspiração e expiração devem acontecer:

  • Nade Costas com apenas um braço (mantendo o outro parado ao lado do corpo), puxe o ar durante a fase de recuperação e solte durante a puxada.
  • Faça a respiração durante um ciclo de 2 braçadas, e não respire nenhuma vez no próximo ciclo.
  • Faça a respiração fazendo 2 ciclos de duas braçadas bem devagar, e depois respire em 2 ciclos bem rápidos.
  • Nade Costas, parando por 2 segundos quando a sua mão estiver bem na frente do seu rosto durante a recuperação do braço; neste momento, segure sua respiração nestes 2 segundos e então termine a braçada.
  • Durante tiros de 12-15m metros fortes, nade com uma frequência bem alta de respirações. Mas tenha cuidado para não puxar muito ar nas inspirações e não ficar tonto no meio do treino.

Respirar da forma errada prejudica a distribuição de CO2/O2 no corpo, o que fará você cansar mais rápido.

Falando em erros, um dos mais comuns, principalmente para inciantes, é segurar a respiração enquanto está nadando. Se fizer isso, você vai sofrer para nadar! Então tome cuidado, faça os educativos acima e nada de desmaiar no meio da piscina.

E a sua saída de costas, como está? Aprenda a fazer uma saída de costas primorosa

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Fonte: http://www.arenawaterinstinct.com/en_uk/community/coach-says/learn-the-backstroke-breathing-technique