Diminuir o atrito frontal (ou”arrasto frontal”) com a água precisa ser a prioridade número um de qualquer nadador. A natação é indiscutivelmente o esporte mais sensível a técnica do planeta. Como a água é 800 vezes mais densa que o ar, o arrasto frontal reduz a velocidade de um nadador muito mais do que em esportes feitos no chão. Por isso, para ser mais rápido, um nadador precisa aprender a reduzir este atrito o máximo possível. Aqui vão 10 formas para reduzi-lo, de acordo com o americano ex-campeão olímpico e atual técnico Gary Hall Sr:

1 – Mantenha o corpo alinhado. 

O corpo quando está curvado cria mais arrasto frontal do que um corpo reto. Enquanto você precisa de um pouco de curvatura para criar mais propulsão na sua braçada, é importante não “dobrar” o corpo. Se você se curvar demais vai criar um enorme atrito com a água. Agora, para manter seu corpo alinhado, você precisará fazer e manter um bom trabalho de core.

2 – Mantenha sua cabeça baixa. 

Manter a cabeça baixa ajuda o alinhamento do corpo, mas mais importante, ajuda a reduzir o atrito com a superfície. Existe menos atrito embaixo da água do que na superfície (pense num submarino), então olhe para baixo quando estiver nadando.

correto_incorreto

3 – Faça a braçada submersa com o cotovelo alto. 

No momento em que você empurra a água nos 4 estilos, o braço acaba gerando um obvio atrito frontal. Mantendo o cotovelo próximo da superfície durante a parte submersa (com exceção do nado costas), e mais alinhado com o movimento do seu corpo, é possível reduzir, mas não eliminar, o atrito frontal causado pelo braço durante a puxada.

4 – Vista o melhor traje de competição possível

Mesmo com o fim dos trajes tecnológicos que cobriam a maior parte do corpo, eles ainda ajudam a reduzir o atrito com a água.

5 – Depile todos os pelos do seu corpo

Depilar todos os pelos do seu corpo vai ajudar a reduzir o atrito com a água e te ajudar a nadar mais rápido, além de melhorar sua sensibilidade.

6 – Fique a na posição de streamline na saída e depois de todas as viradas. 

Ficar na posição mais firme possível do streamline cria uma enorme vantagem quando você quer nadar rápido. A velocidade mais rápida que você vai alcançar durante sua prova é quando suas pontas dos dedos encostam na água depois da saída do bloco. O segundo ponto é quando seus dedos deixam a parede depois de cada virada. Nos dois momentos, por conta da relação exponencial da velocidade e do atrito frontal, quando melhor for seu streamline, mais rápido você irá se deslocar.

7 – Faça a pernada da forma correta. 

No nado livre e costas, a pernada precisa ser firme, trabalhando os quadris, sem dobrar muito os joelhos para não causar atrito. No nado de peito, a pernada não deve ser mais aberta do que a altura dos seus ombros.

8 – Use duas toucas

Não é nenhuma novidade que cobrir seu cabelo com uma touca de silicone ajuda a diminuir o atrito. A grande maioria dos atletas hoje em dia usam duas toucas, deixando as alças dos óculos entre a primeira e a segunda touca. A touca de fora deve ser de um silicone bem fino.

9 – Use óculos adequados para competir. 

Os óculos usados para competir devem sempre estar mais apertados no rosto e serem menores dos que usados para treinar. Quanto menos eles se sobressaírem do seu rosto, menos atrito eles irão fazer.

10 – Estique seu pé e aponte seus dedos para trás. 

Um dos erros mais comuns feitos na saída é não esticar os pés na hora da entrada na água. Um estudo alemão feito recentemente mostrou que deixar seus pés relaxados aumenta 40% o nível de atrito com a água em relação a uma entrada com o pé esticado. Quanto menos água você espirrar na sua saída, menos atrito você gerou. O pé relaxado também causa um aumento no atrito no fim da pernada de peito e no fim da pernada de borboleta. Nos dois casos, manter o pé esticado com os dedos apontados para trás diminuirá o atrito.

 

é para fazer pezinho de bailarina sim!

Se você tiver sucesso nos 10 itens acima,  irá se tornar uma verdadeira flecha na água! Bons treinos!

Fonte: https://swimswam.com/10-ways-to-reduce-frontal-drag-in-swimming/

Gostou desse post? Siga o Raia Oito no Facebook e acompanhe todas as novidades!