Dizem por ai que o borboleta é o estilo mais difícil da natação. E de fato, se você não tiver um bom preparo físico e, principalmente, muita técnica para aguentar o tranco das competições pode-se dizer que fácil nunca foi. Mas quem realmente compete provas de 50, 100 e 200 metros do estilo tem uma consideração enorme pelo estilo. Pode cansar, os treinos são exaustivos e a prova parece seguir uma lógica confusa: se nadar devagar, cansa mais do que se nadar rápido….contudo, nós borboletistas, honramos o estilo com muito orgulho.

O site ‘Swimming World Magazine’ divulgou uma lista com 4 sinais de que o borboleta é o seu estilo. Se identifica com algum? Deixe nos comentários!

michael-phelps-200-butterfly-usa-swimming-nationals-2015-1685-720x500

Isso é fato. Me lembro que em uma competição do Circuito Paulista Master o meu tempo de 50 borboleta chegou a ser um pouco mais de 1 segundo mais rápido do que o de 50 crawl. Quando você tem a opção de competir no seu melhor estilo, se jogue! Com certeza o sucesso pode ser maior. E quem sabe você até não entre na disputa do pódio, certo?

  • Você gosta dos 200 borbo secretamente 

É, os 200 borboleta costumava a ser uma das minhas favoritas. É uma relação de amor e ódio, mas no final do dia era a prova que eu mais sentia prazer de ter ganhado uma medalha. Muito melhor que os 400 medley, acreditem.

Com tanto treino para melhorar o estilo, competir 200 metros era sopa. No final da temporada, os doloridos treinos eram o que valiam a pena quando compunha o pódio. Não existe sensação melhor do que tocar a parede no fim da disputa, certo?

  • Técnicos não podem usar o borboleta como ‘castigo’ 

borboleta_técnico

Quando os técnicos pedem para você fazer um tiro de 100 borboleta como ‘castigo’ depois de uma grande ‘cagada’ no dia, tome como um elogio! É só uma extensão do treino.

  • Your hips don’t lie 

shakira

Os quadris são os nossos grandes aliados. Sem eles, não conseguiríamos terminar as longas séries no treino e, muito menos, nadar bem em uma prova. Qualquer nadador de borboleta sabe que o segredo para nadar bem é ter uma boa pernada. E vamos ser honestos. Os quadris da Shakira não chegam aos nossos pés 😉