Ser pai de um nadador não é uma tarefa fácil. Competições durante uma semana, dias inteiros na piscina e uma temporada extensa, com muitos dias com compromisso por causa do esporte. De modo geral, um pai está conectado ao mundo do esporte, tanto com o seu filho: sofre quando perde, comemora quando ganha e participa ativamente da rotina.

Abaixo, confira 12 coisas que você aprende sendo pai de uma nadador:

O mundo não é coberto apenas por 2/3 de água 

Caso contrário, como explicar a pilha interminável de toalhas úmidas? As sungas e os maiôs espalhados para secar em todos os cantos da casa? O banco do carro marcado com o formato da bunda do seu filho depois que ele entra no carro depois do treino todo molhado? Quando você convive com uma pessoa que nada, tudo fica molhado. Todo o tempo.

Não feche os olhos durante uma competição 

Se você quiser dar uma relaxada durante um dia de competição extenso, cuidado! Você pode perder a prova do seu filho. Somente os pais compreendem o quão frustrante é perder os únicos 30 segundos de disputa de prova. Ainda mais depois de ser um fator extremamente importante para aquele resultado.

Você aprende uma nova linguagem 

Educativo’ não é uma tarefa da escola. “Banho na banheira de gelo” não é para relaxar e “Campeonatos paulistas e brasileiros”  não se resumem apenas para jogos de futebol.

Suas contas no supermercado são mais altas

É impressionante o quanto que crianças (e adultos) que praticam a natação comem. As contas de supermercado para quem tem um atleta em casa, geralmente, são altas. Ainda mais depois de um treino de natação – que o estoque de comida praticamente acaba.

O cheiro do cloro

Todos os pais reconhecem os filhos por uma característica incomum ou um perfume. No caso de parentes de nadadores, é o cloro. Elegante em todas as estações, o cheiro nunca sai da moda.

Despertar na madrugada

Algumas coisas você aprende apenas quando adulto. Como criar responsabilidade ou comer mais saudável. Mas um jeito inusitado de vencer as horas extras de sono é ter um filho que te pede para levá-lo no treino (ou competição) de natação antes das 7h da manhã.

A natação é mais completa do que parece

O pressuposto é que a natação é um esporte simples. Basta apenas comprar uma touca, um óculos de natação e um traje de banho para o seu filho para que ele consiga praticar o esporte. Bom, feito. Mas ainda há uma tonelada de coisa acontecendo por trás das cenas: nutricionista, acompanhamento médico, levar para academia para evitar lesões etc.

O esporte não existiria sem você

Por trás da medalha, existem vários nomes envolvidos. O do técnico, do preparador físico, dos médicos. Mas se não fossem pelos pais, que se esforçam diariamente para fornecer a melhor alimentação pro filho e levá-lo aos treinos, dificilmente esse prêmio seria reconhecido.