Uma coisa é fato: com a cabeça no lugar certo, coisas incríveis acontecerão com você dentro da piscina. Controlar seu pensamentos e suas atitudes vai te ajudar a chegar onde nunca imaginou que fosse possível. Em um texto bem interessante da SwimSwam, o autor cita 5 atitudes que são necessárias para você ter uma mentalidade campeã.

Afinal de contas:

  • Sua cabeça é que desiste daquela serie forte, antes mesmo do seu corpo desistir de você.
  • E o que separa nadadores que lideram toda e qualquer série no dia a dia daqueles que nadam conforme a maré, só acompanhando os outros.
  • É por isso que alguns nadadores parecem dominar a piscina quando mais importa, mostrando consistência e destruindo tudo nas competições.

SEJA FLEXÍVEL

Só ter grandes objetivos não é o suficiente, afinal, todos os nadadores tem grandes objetivos! O desgaste começa quando você encontra obstáculos para alcançá-los, seja por você não estar melhorando seu tempo, estar com alguma lesão, doença, ou qualquer outro motivo que possa aparecer no caminho.

Para se manter dentro do planejamento, lutando diariamente todas as batalhas que irão aparecer,  você precisará ser flexível. Quando as coisas não vão como você gostaria, você se tem que se adaptar.

Machucou o ombro? Coloque suas nadadeiras e treine perna vertical. Teve uma competição ruim? Mude as circunstâncias do treino e antes da prova e siga em frente. Não está dormindo como deveria? Mude sua rotina antes de dormir e veja o que melhor funciona para você.

Ser uma pessoa flexível é uma característica extremamente poderosa, que vai te ajudar a ultrapassar os obstáculos que vão inevitavelmente aparecer no seu caminho.

SEJA VULNERÁVEL

Ser vulnerável…consigo imaginar você gritando: O QUE??? Cê ta maluco???

Eu sei, ser vulnerável não é a primeira coisa que vem a cabeça quando você imagina um nadador com uma mentalidade de elite. Mas quando você se abre para o fato de que você não tem todas as resposta, e que você possui pontos fracos a serem melhorados, você estará preparado para aprender mais e tirar vantagem disso.

Ser vulnerável não significa ser fraco ou um bebê chorão. 

É sobre reconhecer que ainda existe muito para se aprender. E sobre reconhecer que precisamos crescer juntos com nossos objetivos. Que devemos ter uma cabeça aberta sobre tudo o que envolve o nosso treinamento, inclusive aqueles treinos malucos e aparentemente desnecessários que o técnico escreve na lousa.

E que precisamos estar abertos para pedir ajuda quando precisamos

Sendo um atleta vulnerável, você irá sofrer menos, ser menos arrogante, e ter a consciência de estabelecer objetivos mais realistas e motivadores.

Até que não foi tão ruim, não é?

SEJA MAIS FOCADO

Parece fácil, não é?

Ficar encarando o treino com cara de quem vai comer a lousa. Focar com toda sua força mental em melhorar sua técnica de braçada. Fazer seu cérebro fritar para melhorar sua posição do corpo na água.

Não. Não estamos falando disso. Estamos falando de foco em um contexto maior.

Sobre como o resto da sua vida se encaixa no seu treinamento

É natural querer ter e ganhar tudo. Inclusive, nos disseram que se trabalharmos duro o suficiente, ganharemos  o nosso prêmio. Que podemos treinar 10 vezes na semana, ir para a escola, trabalhar meio período, ter uma vida social e ter tempo suficiente para assistir 2 séries de televisão por semana.

Se trabalharmos duro. Aham, é sim.

A realidade é que, se você quer ter resultados muito rápido, você terá que ter um foco de raio laser nos seus esforços que possibilitarão isso.

Sim, o equilíbrio é importante. Muito importante. Você precisa de um tempo livre da piscina para se recuperar fisicamente e mentalmente. Isso não é um chamado para você abandonar o resto da sua vida e se dedicar somente a natação.

Mas você estará se enganando se achar que se sair para balada 3x na semana com seus amigos vai estar 100% para fazer os treinos das manhãs seguintes.

TREINE SEM ARREPENDIMENTOS

Existem poucos sentimentos piores do que saber que você poderia ter ido melhor. Se você tivesse treinado com mais esforço, se fosse mais consistente nos seus treinos, se não tivesse relaxado naquela série, se não tivesse faltado naquele treino.

As oportunidades são limitadas. Existem dias finitos de treino e de competições. O ciclo um dia vai acabar

Infelizmente, não iremos sempre ter a chance de fazer coisas incríveis na piscina.

Nesta temporada, coloque senso de urgência no seu treinamento. Só assim, na sua competição principal, quando você estiver voando a caminho da borda, você vai ter a consciência limpa de que fez tudo o que é possível.

ESTEJA SEMPRE DESCONFORTÁVEL

Acontece com todos nós – quando vamos ver, estamos totalmente confortáveis com os treinos. Acomodados, tranquilos. Quando nos vemos fazendo sempre os mesmos treinos, as mesmas coisas, sem nos arriscarmos mais, significa que está na hora de desafiar sua zona de conforto.

O crescimento e evolução virão quando buscarmos ultrapassar os nossos próprios limites. Para aumentar o nosso limite, precisaremos largar totalmente a zona de conforto.

Nunca subestime o poder de estar sempre desconfortável. É isso que nos faz aumentar a nossa visão de que podemos ir mais longe do que imaginávamos. Você acaba se tornando uma pessoa que está sempre elevando a altura do seu sarrafo.

Foque nessas cinco atitudes e comece a criar sua mentalidade campeã. Você só se tornará um campeão quando suas atitudes forem de campeão.

Fonte: https://swimswam.com/how-to-develop-the-mindset-of-a-champion-swimmer-this-year/