A natação é um esporte que não para de evoluir. A tecnologia sempre esteve lado a lado ao esporte, desde a sua biomecânica, no desenvolvimento de trajes e também de novos equipamentos para treino. Este ano duas marcas inovaram e lançaram novos equipamentos para o seu treinamento. Eles ainda não estão a venda no Brasil, mas vale conhecermos o que existe de mais moderno por aí.

1 – Dolfin KickBall

Às vezes, as melhores ideias são as coisas mais simples. Aqui, a empresa americana Dolfin desenvolveu uma super… bolinha. A Kickball foi desenvolvida com o intuito de trabalhar seu core (músculos da parte central do corpo, formado por quadris, glúteos, abdomem e lombar) e a posição de streamline durante o trabalho de perna lateral.

Quando você faz uma série de braço usando a KickBall ao invés de um flutuador comum, você fará mais força nas pernas e glúteos para manter a bolinha presa, e assim, acaba fortalecendo seu core enquanto trabalha os braços. O nadador também consegue fazer a rotação correta do quadril, pois ela é menor e não tem uma flutuabilidade excessiva, o que prejudicaria a posição correta do corpo na água.

Kickball2

Dolfin Kickball

 

kickball-freekickball-sidekickball-fly

 

De acordo com o fabricante, a Kickball também pode ser usada para melhorar a posição da cabeça no nado borboleta e dos joelhos no nado de peito. É feita de um material chamado EVA, que é uma espécie de espuma bem concentrada e um pouco mais rígida. No site da empresa, é possível adquirir uma unidade por 10 dólares. 

2 – Arena Swim Keel 

Na mesma linha, a Arena desenvolveu o Swim Keel. É um item em formato de quilha, que funciona tanto como um flutuador , quanto como uma prancha. Pode ser usado como um flutuador entre as coxas, e por conta de seu formato diferenciado, vai ajudar o atleta a ter um melhor alinhamento de cabeça e rotação dos ombros; se for utilizado com a parte maior para baixo, irá forçar também um trabalho mais intenso do core; se colocado entre os joelhos, irá trabalhar um melhor alinhamento e posição do seu corpo na água; também pode ser usado como uma prancha para trabalhos de perna de costas e de borboleta, colocando o corpo em uma posição mais próxima da posição nadada de cada estilo. Bastante interessante.

O apetrecho, disponível no site da Arena do Reino Unido, pode ser adquirido por 22 euros. Clique nestes links para ver o material em ação: flutuador estável, flutuador instável, perna de costas e perna de borboleta.

arena-swim-keel

Swim Keel

Gostou desse post? Siga o Raia Oito no Facebook e acompanhe todas as novidades!