Ir para um treino e não se concentrar na força e na técnica significa praticamente um dia nulo para aqueles que buscam sempre a melhoria dentro da água. Rodar metros e metros sem “vontade” ou totalmente desmotivado é praticamente igual a ficar em frente à televisão durante uma tarde. Claro, a comparação é exagerada. Mas dá para entender a ideia: se você não matar um leão todos os dias na água, dificilmente vai alcançar seus objetivos.

Abaixo, selecionamos algumas dicas para você nadar “melhor”. Como você deve imaginar, tudo envolve muito treinamento e dedicação. Um conselho de um antigo e querido técnico que aplico até hoje no meu dia a dia de treinamento é: se no dia não estou me sentindo fisicamente bem dentro da água para aguentar uma série forte, me concentro em algum ponto da minha técnica de nado ou fundamento de prova. Acreditem, faz muita diferença ir com essa mentalidade para o treino.

Vamos ao que interessa:

1-Nade com mais frequência

Se você não nadar pelo menos 3 vezes por semana você perde a sensibilidade com água. A técnica também a deteriorar. A dica é: se tiver que escolher entre 2 treinos longos ou 3 treinos mais curtos, escolha treinos mais curtos com maior frequência. Estudos mostram que, para um mesmo volume semanal, nadadores tentem a apresentar um melhor desempenho se nadarem mais frequentemente.

2-Nade sempre com boa técnica

Tente manter a melhor técnica possível durante todo o treino. Se você tentar nadar mais rápido as custas de sua técnica, esta desperdiçando energia. Se você conseguir condicionar-se a manter a técnica mesmo quando nada rápido, em pouco tempo passará a obter melhores resultados.

3-Nade com nadadeiras

Nadar com nadadeiras  ajuda você a conseguir nadar com uma posição corporal melhor e assim você consegue saber a sensação de se nadar com a postura correta. Depois, sem o acessório fica mais fácil de repetir a posição experimentada.

4-Faça educativos em todos os treinos

Tanto faz se no começo no meio ou no final do treino, mas incluir exercícios educativos ajudam a reforçar a boa técnica. Existem inúmeros educativos para melhorar sua técnica. Dá uma olhadinha no nosso post que dá algumas dicas de exercícios.

5-Faça treinos mais difíceis

Se você tem o hábito de sempre treinar da mesma forma, nadando na mesma velocidade deve experimentar incluir séries diferentes no seu treino. Após algum tempo o organismo se acostuma ao estímulo e passa a não mais se desenvolver. Se você sempre nada forte, deve fazer séries mais lentas prestando atenção na técnica. Se você sempre nada devagar, pode se beneficiar muito se incluir alguns tiros curtos de velocidade no seu programa de treinamento. Adicione variedade ao seu treino e sinta a diferença no seu rendimento.

6-Nade devagar

Nosso organismo não tem capacidade para aguentar mais do que 2 ou 3 treinos fortes na semana. Se você nadar forte todo dia está no caminho certo para a estagnação e/ou o over-training. Se você já faz 2 treinos fortes na semana os outros dias devem ser treinos mais leves.

7-Melhore seu deslize

Todo mundo pode se beneficiar da melhora do deslize, mesmo quem nada águas abertas. Preste atenção sempre que der o impulso na parede, mantenha o corpo alongado, a cabeça baixa e os braços estendidos. Esse hábito se traduz não só em viradas mais eficientes, mas também numa melhora do alinhamento corporal durante o nado.

8-Peça para alguém olhar você nadando

Se você nunca pediu para ninguém te corrigir enquanto nada, pode ficar surpreso com o que vai descobrir. Todos nós temos muita dificuldade em perceber os movimentos que fazemos enquanto os fazemos. Se você nada sempre sozinho peça para um amigo ou um técnico corrigi-lo. Melhor ainda seria se você conseguisse alguém para filmá-lo. Dessa forma poderá tomar consciência dos seus erros e adotar um estilo mais eficiente.

9-Experimente nadar outros estilos

Nadar estilos diferentes ajudam a equilibrar a musculatura do corpo evitando lesões de sobrecarga ao mesmo tempo que desenvolve a sensibilidade da água. Melhor sensibilidade, melhor estilo, mais rápido você nada. Veja aqui 5 passos para ter uma boa natação.

10-Experimente acessórios novos

Novos equipamentos podem ajudá-lo a nadar melhor. Trajes de competição, roupas de borracha, palmares diferentes, snorkels. Existem inúmeros equipamentos que podem ajudá-lo a nadar mais rápido nos treinos e nas competições, pergunte ao seu técnico.