Você sente que tem dificuldade em fazer séries de perna de costas? É bem provável que você esteja fazendo a pernada do jeito errado. E para melhorar é essencial ter um trabalho de pernas eficiente.

Medalhista olímpico e atual técnico de natação, o americano Gary Hall Sr. gravou um video interessante sobre a pernada de costas. O video começa mostrando o japonês Junya Koga, campeão mundial de 100m costas, fazendo a pernada da forma errada, dobrando muito o joelho (problema bastante comum nos nadadores de costas). Se você dobra demais o joelho, você aumenta seu arrasto frontal (o atrito frontal do seu corpo ao cortar a água), e obviamente irá nadar mais devagar.

Para ajustar esse problema, Junya treina a pernada de costas usando um elástico acima dos joelhos, que força sua perna a fazer o movimento mais curto e alongado. O técnico deixa claro que no começo o atleta vai se sentir mais lento, com uma certa dificuldade para se deslocar. Mas alerta que é necessário ter paciência e insistir no exercício, até que sua técnica melhore. Faça esse exercício em séries de educativo, com calma e sem ter que se preocupar com intervalos.

Lembre-se: Você não deve dobrar muito os joelhos, eles não podem passar o nível da água.  Faça a pernada de forma mais alongada, com o foco da força vindo do quadril, flexores da coxa, abdominal, dorsal e dos calcanhares. Você saberá que está fazendo o movimento da forma correta quando começar a sentir cansaço nos músculos que envolvem todo o core, e não só nas coxas. Mas também não exagere, jamais estique totalmente suas pernas.

Não dobre demais o joelho!

Não dobre demais o joelho!

Para fazer a pernada da forma correta e evitar a tentação de dobrar demais os joelhos, Junya e o campeão olímpico Roland Schoemann mostram 2 exercícios para se fazer fora da piscina. Esses exercícios ajudam também a melhorar a flexibilidade dos calcanhares, outro fator essencial para a eficiência da sua pernada. Quanto mais flexibilidade tiverem seus calcanhares, maior amplitude terá seu “chute”, aumentando sua propulsão na água.

Leia também:  A importância da posição da cabeça no crawl: veja educativos para evoluir

Veja o vídeo:

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Fonte 1: https://swimswam.com/why-you-need-to-perfect-your-backstroke-kick/

Fonte 2: http://www.usms.org/articles/articledisplay.php?aid=3208

Fonte 3: http://www.arenawaterinstinct.com/en_uk/community/coach-says/master-backstroke-kick/