Não sei se vocês já tiveram a experiencia de entrar no vestiário masculino e ao chegar nos chuveiros dar de cara com um nadador se depilando da canela ao peito. Se você ficou curioso, nesse post vamos explicar porque ele estava fazendo isso e porque você também deveria fazer.

Apesar de ser uma cena muito engraçada, já que homens geralmente não tem um hábito de depilação corporal, essa é uma prática comum entre nadadores que vão competir. E eles não estão fazendo isso pelo efeito estético de ficarem bonitos em cima do bloco de saída.

A depilação é uma tentativa de reduzir o atrito do corpo com a água, pois todos os pelos corporais adicionam superfície de atrito durante a prova. Pode até parecer besteira, mas em competições de um nível mais alto a diferença entre o 1° e o 2° lugar podem ser centésimos de segundos e pensando assim, todo pelo conta! Se você quiser saber mais maneiras de melhorar sua performance reduzindo o atrito com a água clique aqui e leia esse post com 10 dicas.

Além do benefício da redução de atrito, a depilação também remove a pele morta e aumenta bastante a sensibilidade do atleta na água, dá pra sentir literalmente a água passando pelo corpo, o que ajuda a melhorar a técnica e a percepção do atleta na água, fatores que podem ajudar durante uma prova.

Leia também:  A importância de se ter uma equipe (e fazer parte dela)

De experiência própria eu posso dizer que realmente senti a diferença ao me depilar antes de competir, logo que você pula na piscina para aquecer você já sente seu corpo na água de uma maneira diferente, aliás, você sente isso quando coloca a sua roupa depois de se depilar!

depilacao natacao

Dá pra sentir a água de verdade!

Acho que o sonho de todo nadador era ter a pele de um tubarão, que é feita para reduzir o atrito com a água é permite nadar com velocidade. Aliás, você sabia que há alguns anos as peles de tubarão foram a inspiração para a criação do fastskin? Esse foi um dos primeiros trajes de natação da Speedo e revolucionou o mercado pela sua alta performance na água. Quer saber mais sobre a história e evolução dos trajes? Acesse esse link aqui que a gente te conta tudo!

Mas se você também não nasceu com uma pele de tubarão, experimente se depilar antes de uma competição importante é sinta, literalmente, na pele a diferença que faz. Ah! Cuidado pra não se cortar!

Gostou desse post? Siga o Raia Oito no Facebook e acompanhe todas as novidades!

 Fonte: http://www.yourswimlog.com/3-reasons-you-should-be-doing-more-kick/