Na vitória ou na derrota, todo o nadador sabe que as lições aprendidas no esporte ultrapassam a barreira das piscinas.

Lições do espote podem ser aplicadas ao mundo corporativo quando o objetivo é consolidar uma carreira de sucesso. O site norte-americano Swim Swam divulgou uma lista com alguns pontos que a natação pode influenciar na sua vida profissional.

Traduzi o artigo com base em algumas das minhas experiências próprias. Quer agregar a lista? Deixe nos comentários 😉

#1 Dedicação

Durante  anos você se levantou (ou ainda levanta) cedo para ficar até o último minuto dentro da piscina. Durante toda a sua vida, você praticou (ou pratica) viradas e saídas olímpicas como treino extra até de fato se considerar cansado. Você acreditou (ou acredita) que após cada competição poderia ter dado mais de si e volta com esse espírito no treino de segunda-feira. E assim todos os objetivos estipulados são conquistados na temporada. Se o atleta se dedicar com o mesmo nível de motivação no trabalho, tudo fluíra corretamente.

#2 Você sabe como ser saudável e relaxar

O maior medo de um nadador é pegar uma gripe antes de um campeonato importante. Nadadores sabem como se manterem saudáveis. E sabem também que para desestressar tudo o que precisam é um bom mergulho na piscina. Quando se leva uma vida saudável, a mente também é saudável. E esse estilo de vida ajuda a garantir a eficiência no dia a dia do trabalho.

#3 Você sabe momentos para brincar e os momentos para ser sério 

Um atleta dedicado pode ter vários momentos de descontração com sua equipe. Mas no segundo em que sobem no bloco, o sorriso é substituído pela concentração e seriedade. Conversar e fazer piadas na hora do almoço com seus colegas de trabalho é válido (e saudável), mas na hora de entrar em uma reunião todo (ex) nadador é capaz de mudar o seu estado de espírito como se fossem encarar um duelo na piscina.

#4 Você aprendeu a ganhar e a perder – com graça 

A não ser que você seja o Michael Phelps, no esporte sempre vai ter alguém melhor que você. Da mesma forma, na vida profissional, sempre terá alguém que faz uma apresentação ou determinado trabalho melhor do que você. Em vez de guardar rancor, a natação te ensinou (ou ensina) a ver esse ponto negativo com algo a ser melhorado.

#5 Gestão de tempo sempre foi um fator chave na sua vida

A maioria dos nadadores que eu conheço não são exatamente apenas atletas. São estudantes em tempo integral e fazem partes de equipes de natação ou grupos de estudo. Com a manhã e a noite ocupadas pelos treino de natação e academia, saber gerir bem o tempo é única maneira que um nadador encontra para sobreviver. E isso só serve para agregar imensamente na sua carreira.

#6 Você sabe aceitar críticas 

A função de um técnico de natação é garantir a melhora do nadador dentro d’água. Não tenho dúvidas que você já foi criticado durante um treino. E todos sabemos: às vezes, não é fácil aceitar/escutar. A situação é a mesma quando você recebe um puxão de orelha no trabalho: o seu chefe apenas quer te tornar uma pessoa melhor (e sua capacidade de aceitar o feedback é muito maior devido aos anos de dedicação ao esporte).

#7 Você aprende a trabalhar com diferentes tipos de pessoas 

Fazer parte de uma equipe de natação significa conviver com pessoas e hábitos que você nunca havia convivido. Você pode até não concordar com todos eles ou aceitar as pessoas do jeito que elas são, mas nesses momentos é necessário dividir raia e dar o seu melhor dentro da água. Essa tolerância é admirável no mundo profissional. Você deve encontrar/conviver com todo o tipo de pessoa durante a carreira.

#8 A natação te ensina a ser pontual

Sempre ficamos chocados quando uma pessoa usa como justificativa: “Me atrasei 15 minutos porque meu alarme não disparou”. Todos aqueles que acordavam (acordam) para nadar de manhã cedo sabem que um telefonema de seu técnico quando está atrasado para o treino é muito pior do que o alarme não tocar. Treino às 6h da manhã significa estar na água às 6h. E esta pontualidade prepara você para o mundo profissional.

Gostou desse post? Siga o Raia Oito no Facebook e acompanhe todas as novidades!