Depois de meses e meses de treino chega o tão esperado dia da competição, em que todo o seu esforço reflete em sua performance dentro da água. Mas antes de você saltar para sua melhor prova, todo atleta passa por alguns bons minutos em uma salinha de balizamento vivendo toda a ansiedade e antecipando cada momento da sua prova. Esses preciosos minutos podem te ajudar a nadar ainda melhor!

Nós sabemos o quanto esse tempo antes de cada prova é precioso para a performance de um atleta e tudo o que você fizer ali pode te ajudar ou te atrapalhar na hora de cair na água. Por isso separamos algumas recomendações pra garantir que o balizamento vai se tornar uma das principais rotinas para garantir o sucesso durante suas competições.

1. Confira seu material de competição 
Essa é aquela hora chave de dar a última checada na touca, óculos, traje e garantir que tudo está em ordem, bem regulado e pronto para o momento da prova. Já vi muita gente colocando uma touca que rasga bem no momento do balizamento ou um óculos que estoura a tira elástica. Por isso, lembre-se sempre de testar seu material de competição antes de ir para o balizamento. Assim você garante que ainda há tempo de correr atrás de uma touca ou óculos extra antes da prova.

2. Cheque se os dados no seu balizamento estão corretos
Competições regionais e festivais de natação em especial costumam ter muitos nadadores por serem abertos e não terem índices de tempo mínimos. Às vezes, a arbitragem não consegue dar conta da organização do evento e pequenos erros e trocas de nomes durante o balizamento podem comprometer a sua prova.  Já vi casos de atletas que nadaram a série errada ou que estavam com a informação de tempo incorreta e foram balizados nas piores séries.

Tudo isso afeta a performance do atleta e pode ser a diferença na hora do pódio. Por isso sempre cheque seu nome, tempo, série e baliza no começo da competição. Isso vai te ajudar também com a próxima dica que é….

3. Mentalize a sua prova
Mentalizar ajuda o seu corpo a se lembrar dos fundamentos de treinamento e te prepara para encarar seu desafio de maneira mais natural. Saber a raia em que vai nadar, quem são os adversários e o que é mais importante em cada fase de sua prova pode ser a diferença entre fazer seu melhor tempo ou piorar seus resultados. Se você quiser dicas de como pode usar essa técnica para nadar melhor, dê uma lida nesse post.

4. Se mantenha aquecido
Tem uma razão para os nadadores estarem sempre cobertos com roupões, camisetas e toalhas e chinelos quando vão pra frente das balizas nas olimpíadas. Eles fazem isso para manter o calor corporal e deixar o corpo pronto para um momento de explosão muscular, por isso sempre lembre de manter seu corpo aquecido, especialmente as extremidades como os pés que estão o tempo todo em contato com o chão gelado da piscina.

Perder o calor corporal pode te render uma câimbra durante a prova ou mais dificuldade para acelerar seus músculos da maneira ideal.

5. Escute uma música motivante
Por último, uma dica pessoal da equipe do Raia Oito é: escute uma música motivante. Escute algo que te inspire e te deixe energizado para dar o melhor de si na piscina.

Se você quiser conhecer a nossa playlist no Spotify, clique aqui e descubra o que os melhores nadadores escutam antes de cair na água.

Com essas dicas você está pronto pra ganhar sua prova antes mesmo de cair na água!

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