Ter títulos importantes não se resume apenas em ir treinar todos os dias, rodar grandes metragens e seguir o que o seu técnico fala. As suas atitudes comportamentais e psicológicas dentro e fora da água contam muito quando se trata de atingir resultados no final da temporada. É verdade ou não? Para o norte-americano Bob Bowman, técnico de Michael Phelps, todo nadador deve seguir três hábitos diários para alcançar o sucesso: visão, ensaio mental e muiiito treino.

Vamos ao que interessa? Saiba o que significa cada um:

Visão 

De acordo com Bowman: se foque no processo de treinamento, não no resultado final. Não se pode controlar ou prever quem vai ganhar uma medalha em determinada prova, mas se você se concentrar no que tem que fazer para atingir determinado objetivo, o resultado é alcançado com facilidade. As medalhas são recompensas tangíveis.

Ensaio mental 

Visão e ensaio mental são essenciais para atingir a excelência. No seu novo livro lançado, Bowman conta: “Durante meses antes de uma prova de Michael Phepls, realizamos um trabalho de ensaio mental. No exercício, ele se vê ganhador, sente o ar, o sabor da água, escuta os sons e visualiza o cronômetro com seu tempo final. Michael também prevê obstáculos. Por exemplo, o que faria se errasse a saída de uma prova que pretendia ganhar? Todos os cenários possíveis são treinados”.

Segundo o técnico, o ensaio mental é uma técnica bem estabelecida para alcançar o máximo de rendimento em quase todos os esforços. O cérebro não consegue distinguir entre algo imaginado e algo real. Você pode formar uma imagem mental forte e visualizá-la: seu cérebro imediatamente vai encontrar a forma de alcançar este objetivo.

Treino 

Uma pessoa pode ser beneficiada com talento, mas ninguém pode alcançar a excelência se não se dedicar a horas e horas no treinamento. Para se preparar para os Jogos Olímpicos de 2004, Michael Phelps treinou os 365 dias do ano, incluindo Natal, Ano Novo e aniversários.

Com muito treino, você programa literalmente o seu cérebro para um rendimento máximo dentro da piscina. No dia da competição, você pode confiar na sua mente e no seu corpo para que o que foi treinado durante toda a temporada saia como o programado.

Gostou desse post? Siga o Raia Oito no Facebook e acompanhe todas as novidades!