Fim de ano é época de festas, mas também é época de competir. Muitas universidades têm seus principais campeonatos durante os feriados de novembro e, a CBDA, tem um calendário cheio de competições, começando em outubro. Para melhorar suas chances durante essas competições, separamos aqui quatro dicas.

Nos inspiramos em uma lista feita pelo site SwimSwam e buscamos olhar além da piscina (claro, esperamos que nadar já faça parte de sua preparação). Durante temporadas de competição toda atenção e cuidado com nosso corpo é essencial para garantir uma boa performance e o que fazemos fora do treino tem o mesmo peso ou até mais peso do que fazemos dentro da água.

1. Você é o que você come (ou bebe).
Sério, se tem uma época em que prestar atenção no que você come ou bebe é importante para sua performance na piscina, essa é “A época”. Preste atenção em toda a sua alimentação pra garantir que você está nutrindo o seu corpo corretamente e que está se mantendo bem hidratado.
Nada de enfiar o pé na jaca antes de competir, você terá tempo suficiente para fazer isso depois de bater aquele recorde! 😉

2. Sem pressão.
Se você é um dos ansiosos que roem as unhas antes de eventos como competições, relaxe! Escute música, se reúna com amigos, busque aquela pessoa que te acalma e realmente tire o peso dos seus ombros. A tensão acumulada pode fazer com que você se comporte de maneira diferente durante a prova e isso pode afetar sua performance.

3. Seja um “jogador de equipe”.
Lembre-se, você não é o único que vai cair na piscina daqui há alguns dias ou semanas com objetivos ambiciosos de melhorar sua performance ou buscando medalhas. Junto com você estão todos seus companheiros de equipe que podem te apoiar e que também podem precisar de apoio durante esse período. Se junte com sua equipe e você vai ver como é mais fácil enfrentar qualquer desafio!

4. Seu corpo é seu templo.
É incrível como começam a aparecer convites para ir para a balada ou para aniversários, casamentos e outras festas onde o álcool e a falta de sono são um dos principais fatores. Nessa hora é importante lembrar da sua prioridade, desfrute com moderação. Além dos convites pra festas também são comuns os convites para ir “bater uma bolinha”ou pra “dar um rolê de skate” nessa época, mas, lembre-se, os ossos tomam bastante tempo para serem remendados e as histórias de pessoas que se acidentaram logo antes de competir não são poucas. Na dúvida opte pela opção mais segura.

Claro, nenhuma dessas dicas vai te ajudar se você não estiver fazendo a sua parte na piscina. Mas elas podem te ajudar muito a conquistar aquele segundinho que faltava para você alcançar o pódio.