[nota editorial: esta é a segunda parte do texto: “Como se preparar mentalmente para arrebentar no grande dia”. Para ler a primeira parte, clique aqui]

FOQUE NA SUA RAIA

Ficar pensando no adversário pode acabar com seu emocional. “Será que ele treinou mais do que eu?” “Será que ele vai ganhar de mim?” Esqueça isso. Não fique olhando para seus adversários e vendo o que eles estão fazendo no balizamento. Concentre-se em você e na sua prova. Foque no que você pode controlar, e o que você pode controlar está na sua raia, não na raia do lado. Se seu adversário vai nadar melhor ou pior, você só vai saber no fim da prova.

Foque em fazer seu melhor. Ponto.

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LEVE SEUS OBJETIVOS COM VOCÊ

Pode parecer obvio, mas deixe seus objetivos e metas anotados e leve-os para a competição. Coloque na sua rotina pré-competição a leitura deles. É importante relembrar o porquê você está ali e o que quer conquistar naquele momento.

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Criança meiga, não?

LEMBRE-SE: O COMPETIDOR DO SEU LADO ESTÁ TÃO NERVOSO QUANTO VOCÊ

Por mais que sua feição esteja calma e tranquila, acredite, ele também está tenso. É totalmente impossível não estar. Ele também é humano, também tem medo de errar, de não nadar bem, de se decepcionar e decepcionar os outros ao seu redor. Está todo mundo na mesma situação.

 

O ÓTIMO É INIMIGO DO BOM

Nem sempre você vai competir estando 100% preparado. Ou pode ser que você esteja totalmente preparado, mas as condições da competição não sejam favoráveis. Quando estiver numa situação como essa, seu pensamento tem que estar focado em fazer o melhor possível, dentro das condições atuais. Não se coloque mais pressão do que deveria, mas também não jogue tudo para o alto. Foque em fazer seu máximo, em fazer o melhor possível para aquele dia. Nem tudo sai como nós desejamos, mas nem por isso temos que aceitar e baixar a cabeça. Vá para cima, quem sabe você não se surpreende com o resultado? Nade sempre para sair de cabeça erguida da água.

 

O MELHOR TREINO PARA COMPETIR BEM É COMPETIR MUITO

Nade o máximo de competições possíveis. Quanto mais vezes você simular todo o contexto da competição, sua rotina e seus estímulos, mais preparado você vai se sentir no grande dia. Quanto mais rotineiro for competir para você, mais fácil será enfrentar a grande competição. Não será algo diferente, algo novo. Competir tem que ser tão natural quanto beber água. É a melhor forma de sair da sua zona de conforto e quem sabe, tornar as competições sua nova zona de conforto. No final das contas, não importa o contexto, os adversários, a importância da competição. Será sempre uma baliza, uma raia, água e 2 paredes. Você precisará chegar do outro lado o mais rápido possível. Simplifique seu pensamento.

DIVIRTA-SE

Tente enxergar a competição como algo divertido. Afinal, competir é a parte mais divertida de todo processo. Treinar que é duro… o esporte tem que ser divertido, e competir, mais ainda. Não seja tão duro consigo mesmo. Aproveite o momento junto com seus companheiros.

E SE MESMO ASSIM O NERVOSISMO BATER FORTE DEMAIS, RESPIRE. 

Procure um lugar silencioso. Sente-se. Feche seus olhos e foque na sua respiração. Desligue-se de tudo e foque totalmente na sua inspiração e expiração. Faça respirações fundas e demoradas, por alguns minutos. Não pense em nada além de sua respiração.

Fique quanto tempo for necessário até que sua ansiedade e seus batimentos cardíacos acalmem.

Outras dicas:

  • Leve materiais toucas e óculos extras para a competição e para o balizamento. Se previna de acidentes com seus equipamentos;
  • Não invente de comer nada diferente do que está acostumado na semana da competição. Não é hora de ter surpresas;
  • Também não invente uma nova estratégia na hora da prova. O momento de testar estratégias chama-se TREINO. Faça o que você sempre fez, o que tem confiança e o que acredita.

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Fontes:
– https://swimswam.com/7-strategies-battling-back-pre-race-anxiety/
– https://swimswam.com/7-tips-help-get-ready-big-meet/