Você treinou forte o ano todo, fez tudo o que seu técnico pediu. Seguiu a risca todo seu planejamento, fisicamente, você está pronto. Mesmo assim, você sente que seus pensamentos estão fora do seu controle. Tensão, nervosismo, ansiedade… tenho certeza que todos já sentiram isso alguma vez na vida.

Não importa se você é novato ou um nadador olímpico, esses sentimentos sempre estarão presentes nos momentos que antecedem sua prova. A grande questão é: você usará isso a seu favor, ou vai deixar te consumir, acabando com a sua prova?

Seguem algumas estratégias que podem te ajudar a se preparar mentalmente para o grande dia:

MANTENHA SUA CABEÇA OCUPADA

É normal não conseguir parar de pensar nas suas provas nos dias que antecedem sua principal competição. Parece que a todo momento algum pensamento sobre o grande dia vem à tona.

Mas isso pode ser perigoso. É nesse momento que a nossa cabeça nos trai, trazendo pensamos negativos, como: “Será que eu treinei o suficiente?”, “E se eu errar a saída?”, “E seu travar no final?” etc. Tenho certeza que você já se viu numa situação dessa. E se você deixar se dominar por esses pensamentos, será tomado completamente pela ansiedade e nervosismo e por consequência, terá sua confiança abalada. Pensar demais pode ser prejudicial.

Existem duas coisas que podem ser feitas aqui:

  • Mantenha sua cabeça ocupada. Veja filmes, assista séries, converse com amigos (não nadadores, de preferência), jogue videogames, leia livros, estude, limpe a casa… enfim, se ocupe de alguma forma para tirar o foco da competição.
  • Se mesmo assim sua querida voz interna resolver aparecer, controle-a. Corte o pensamento na mesma hora. Troque-o por algo positivo. Quando isso acontece comigo, na mesma hora começo a me imaginar vencendo a prova, fazendo o tempo que eu quero e comemorando. Reforce esse tipo pensamento na sua mente. Inclusive, não deixe para fazer isso só na véspera. Esse é um exercício importante que pode ser feito ao longo do ano.

KNOXVILLE, TN - USA Swimming AT&T Winter National Championships

DESCUBRA QUAL EMOÇÃO FUNCIONA MELHOR PARA VOCÊ

Você precisa identificar qual estado mental te faz nadar melhor. Qual sentimento, qual emoção que te deixa mais confiante? Te faz competir melhor? Descubra e estimule-a no dia da prova.

Se você reparar no balizamento, vai ver diferentes atletas com diferentes comportamentos. Um está queto no seu canto, o outro está brincando e falando com todo mundo, um está ouvindo música, outro fica andando de um lado para o outro… Esses comportamentos nada mais são do que as tentativas de cada um em encontrar seu estado emocional adequado.

Você é uma pessoa que nada melhor quanto está calmo? Ou quando está muito pilhado? Ou precisa estar explodindo como se fosse virar o Hulk? Ou prefere ficar “zen”? O auto conhecimento é importante. Se isso a emoção que te serve melhor não estiver clara para você, tente lembrar de competições passadas. Como você se sentia quando nadou bem? E quando nadou mal?

E para te ajudar a entrar no estado emocional que te faz ser o melhor possível, leia o próximo tópico.

 

TENHA UMA ROTINA PRÉ-COMPETIÇÃO

Ter uma rotina pré-estabelecida antes de competir funciona como um processo que diz para seu corpo e sua mente que agora é a hora de “quebrar tudo”. E este processo pode começar na noite anterior, quando acordar ou quando chegar na piscina para o aquecimento. O que você vai jantar, quantas horas vai dormir, quanto tempo antes vai acordar, o que vai comer de café da manhã. Você vai entrar para aquecer no primeiro minuto que a piscina for liberada, ou vai cair mais para o fim do aquecimento? Vai alongar? Durante quanto tempo? Que música vai ouvir? E por aí vai. Se você não tem ainda uma rotina estabelecida, novamente, tente lembrar o que você fez da última vez que nadou bem e busque fazer tudo da mesma forma.

Inclusive, tente simular esse processo em dias de treino ou em outras competições. Torne esta rotina um hábito, e isso te deixará mais confortável e confiante independentemente da competição, da circunstancia e do local. Teste diferentes rotinas e veja como se sente.

 

Músicas e videos para empoderamento

Phelps ficou conhecido por ir sempre para trás da baliza com seus fones de ouvido. E isso não é à toa. A música, assim como videos (que hoje são facilmente reproduzidos em qualquer celular), podem te ajudar a entrar no seu melhor estado emocional.

Nossa editora Talitha Adde fez uma pesquisa sobre as músicas que alguns dos maiores nadadores do mundo gostam de escutar antes de competir. Quando fui ver a lista, achei bastante estranho. Estava esperando músicas poderosas, de alto astral, de batidas rápidas como rock, eletrônico, hip hop… Mas a variedade de ritmos e tipos de música que os atletas gostam de escutar antes de competir nos mostrou que cada um busca um estado emocional diferente para competir.

Tá fácil pra ele!

Videos também podem ter o mesmo efeito. Seja um video motivacional ou relaxante, busque pelos estímulos que ajustem seu estado de espírito para o seu melhor.

Seja inteligente, se por exemplo você fica muito tenso ou nervoso antes de competir, e assim você não nada bem, foque em músicas/videos que te relaxem. Saiba usar esses métodos para ajustar seu lado emocional. Faça testes!

Os gatilhos pré-prova

Os gatilhos são o ponto máximo e final da sua rotina pré-prova. Voltando ao Phelps, você já deve ter o visto balançando seus braços em cima da baliza antes de entrar na posição, ou Cesar Cielo se estapeando no balizamento antes de competir. Estes são estímulos que avisam seu corpo e sua mente, que AGORA é a hora. Outro nadador, o canadense Santo Condorelli, mostra o dedo do meio para seu pai antes de subir na baliza. Loucura? Não. Cada um reage de uma forma quando está sob pressão e pode buscar formas para ajustar seu estado emocional.

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Te amo, pai!

Eu particularmente gosto de pensar em frases fortes e motivadoras antes de nadar. As vezes, palavras e frases simples são o suficiente. Escolha uma que goste e mande bala.

Não importa a forma, ou o meio. O lance  é você desenvolver estímulos e processos que deixei sua mente pronta para o grande momento.

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Nós vimos o que aconteceu com Chad Les Clo depois dessa prova. Acho que a estratégia dele não funcionou…

[nota editorial: esta é a primeira parte do texto: Como se preparar mentalmente para arrebentar no grande dia. Para ler a continuação, clique aqui]

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