Ao contrário do brasileirão ou até mesmo da NFL e do campeonato Europeu de futebol, não é tanta gente que sabe quais são os clubes e principais equipes brasileiras de natação. Por isso resolvemos buscar essa informação para todos no Raia Oito que querem se manter informados ou que buscam um clube para se filiar.

Para selecionar os melhores clubes de natação, resolvemos buscar apenas resultados dos principais campeonatos absolutos a nível nacional em 2016, ou seja, tomamos os resultados do Troféu José Finkel (Piscina de 25m) e do Troféu Maria Lenk (Piscina de 50m).

Quando vemos os resultados totais desses 2 campeonatos, vemos uma homogeneidade entre 4 grandes clubes sempre nas mesmas posições na pontuação geral:

1. Esporte Clube Pinheiros (Pinheiros) – São Paulo/SP
Antiga casa de 2 dos fundadores do Raia Oito, esse é um dos clubes mais tradicionais da cidade de São Paulo e a natação é um dos esportes onde o clube mais se destaca. Desde suas piscinas saíram nadadores olímpicos como o tão conhecido Gustavo Borges. Alguns dos atletas atuais do clube são nomes de peso: Bruno Fratus, Beatriz Travalon, Guilherme Guido, Henrique Rodrigues, Larissa de Oliveira, Joanna Maranhão, João Bevilaqua de Lucca, Marcelo Chierighini, Manuella Lyrio e Gabrielle Roncatto.

2. Minas Tênis Clube (Minas TC) – Belo Horizonte/MG
Em Minas esse é um dos clubes mais tradicionais em natação, tendo sua origem no tênis (como o próprio nome diz), também tem uma piscina que foi o berço de grandes nadadores brasileiros e segue com uma lista muito forte de atletas, entre os quais estão: Felipe Lima, Daiene Dias, Kaio Márcio e Lucas Kanieski.

3. Sport Clube Corinthians Paulista (Corinthians) – São Paulo/SP
Outro clube tradicional paulista e apesar de ser mais conhecido por sua equipe de futebol, mas que também possui uma equipe de nadadores de peso e atletas de nível olímpico. Podemos citar entre os principais atletas do clube: Felipe França e Leonardo de Deus, Thiago Simon, Brandonn Almeida, Natalia de Luccas, Pamela Alencar e Arthur Mendes

4. Associação Santa Cecília de Esportes (Unisanta) – Santos/SP
A Unisanta é uma outra equipe no Estado de São Paulo, mas está baseada em Santos, sendo originalmente uma instituição de ensino que abraçou o esporte e tem na natação alguns grandes destaques com nadadores como: Poliana Okimoto, Nicholas Santos e Gabrielle Roncatto.

Claro, essa é uma visão entre os 4 principais clubes em campeonatos a nível nacional, e vemos uma concentração grande de clubes na região sudeste do país. Isso não quer dizer que outras regiões não tem grandes clubes, para conhecê-los vale dar uma olhada na lista de clubes cadastrados na CBDA.

E você, nada ou já nadou em algum desses clubes? Dentro da sua região, qual o clube com os melhores resultados? Conte pra gente aqui nos comentários!