Não existe nada mais frustante para um atleta do que não corresponder os seus resultados de treino em competições. Afinal, sabemos que um erro durante uma prova é crucial para, literalmente, jogar todo a sua temporada de treinamento no lixo. Mas, no fim, o que colabora para que isso aconteça?

O site norte-americano “Swim Swam” dá algumas orientações neste sentido. Confira:

  • O estresse e a ansiedade

Depois de aquecer e cumprir com a sua rotina de alongamento e aquecimento fora da água, em algumas situações, uma incomoda voz interior começa a dominar a sua mente – e esse fator pode ser negativo (no sentido de aumentar a ansiedade) ou positivo (no caso de melhorar a autoconfiança). Muitos nadadores, acabam por perder suas provas por puramente culpa de suas mentes!

  • Pressão externa 

Além da pressão pessoal, pais, treinadores, amigos e colegas de equipe podem se tornar um fator a mais que “atrapalha” o nadador na hora de competir – não deixe que isso te afete.

  • Objetivos

Traçar objetivos para uma temporada é excelente. No entanto, trace-os conforme o seu potencial. Não adianta estipular tempos que são praticamente impossíveis de conquistá-los. Claramente, aqui, os seus tempos de competição serão muito discrepantes com relação aos de seus treinos – o que desestimula qualquer um.

Gostou desse post? Siga o Raia Oito no Facebook e acompanhe todas as novidades!