Você está satisfeito com a sua virada de crawl? Ou acha que precisa melhorar?

É comum achar que para melhorar a virada é necessário apenas girar o corpo o mais rápido possível, e sair da parede mais rápido ainda. Acertei?

Bom, é claro que isso vai ajudar, mas ter uma virada agressiva e realmente rápida começa bem antes de você chegar na parede.

Um grande erro que muitos nadadores cometem é desacelerar o nado ao chegar perto da parede. Talvez você não perceba, mas as chances de estar fazendo são grandes. Essa desaceleração é um instinto natural de sobrevivência do ser humano, é o nosso subconsciente avisando que vem ai uma parede, ela é dura, e se você pode se dar mal. Se não vencermos isso, perderemos uma grande oportunidade de melhorar nossos tempos.

 

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É interessante filmar a sua virada em velocidade e depois comparar com algum velocista de nível olímpico. Veja como eles vão para cima da parede, sem medo nenhum, fazendo com que consigam a aproveitar a velocidade adquirida no nado para acelerar o giro.

Abaixo seguem algumas dicas para ajudar a enganar seu subconsciente e ir para cima da parede como se fosse o Hulk:

 

#1. Fale com você mesmo

Essa é uma forma fácil e simples, que vai te ajudar muito. Nos últimos 10 metros antes de virar, pense de forma positiva e agressiva, em algumas palavras que vão garantir que você não desacelere. Pode ser qualquer coisa como “VAMO VAMO VAMO!!”, “ACELERA, ACELERA!!” “NADA RÁPIDO DESGRAÇADO!!” Ok, você entendeu. O importante é usar palavras que te incentivem e que sejam fáceis de pensar.

 

#2.Treine as viradas como se estivesse competindo

Foque em fazer todas as viradas, todos os giros, sem perder velocidade, principalmente nas séries principais do seu treino. Não existe outra forma de melhorar se não através da repetição, o o treino é o momento certo. Você não precisa acelerar o máximo possível metros antes de cada virada se este não for o objetivo do treino, mas concentre-se em não desacelerar, em manter seu ritmo do nado e entrar firme e rápido na virada. Condicione sua mente o máximo possível para tornar esse processo mecânico.

 

Agora que você já tem a atitude certa, tenha certeza que não está cometendo nenhum desses erros que também te farão desacelerar antes de fazer sua virada:

 

#3. Deslizar na última braçada

A última braçada precisa ser forte, firme, e logo em seguida o giro precisa começar. Não deslize após a braçada, pois isso também vai te fazer perder toda a sua velocidade antes de virar. O giro precisa começar imediatamente após a última braçada, que precisa ser uma braçada completa e bem executada. Parece simples e obvio, mas não é.

 

#4. Levantar a cabeça

Outro erro bastante comum é levantar a cabeça para ver a parede. Não faça isso. O T desenhado no chão tem o propósito de avisar que a parede está chegando. Assim como um nadador de costas precisa saber onde a parece está depois de ver a bandeirinha, para o nado crawl é essencial saber onde a parece está sem precisar olhar para frente. Levantar a cabeça significa frear seu nado e por consequência, fazer o giro mais devagar. Treine para usar sempre o T do chão, e não o da parede!

 

#5. Respirar

Se existe um erro que vai ACABAR com toda sua velocidade e posição do corpo antes de virar, é o de respirar próximo a parede. O giro do pescoço não deve ser feito em hipótese alguma antes de virar.

 

Sim, para virar mais rápido, você precisa girar mais rápido. Mas a velocidade do seu giro será totalmente proporcional a velocidade que você conseguirá imprimir através do seu nado, da posição do seu corpo e da sa cabeça antes de executar o giro. E isso, só com muito treino.

 

Fontes:

  • http://www.yourswimlog.com/attack-the-walls-faster-swim-turns/
  • http://www.yourswimlog.com/breathing-into-the-walls/