Nada como uma fruta gelada depois do treino no verão! Além de serem deliciosas, essas frutas ajudam seu corpo a se hidratar e a recuperar sais minerais essenciais para seu metabolismo. Por isso, fique ligado e escolha as melhores frutas para o serviço!

Sabemos que se manter hidratado é essencial para manter a saúde e também para garantir que nossos treinos e performances em competições sejam as melhores possíveis. A água desempenha diversos papéis importantes dentro do nosso metabolismo e durante o verão, mesmo dentro da piscina ou do mar, perdemos mais água do que o normal, afinal as temperaturas elevadas e exposição constante ao sol fazem com que mais água seja perdida durante a transpiração.

Da quantidade de água necessária para um homem ou mulher adulto se manterem saudáveis, a recomendação é que 70-80% sejam ingeridos em líquidos e o restante através de alimentos. As frutas podem ser suas maiores aliadas nessa missão:

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A melancia pode não parecer a melhor opção pelo seu tamanho “in natura”, mas se você tiver a oportunidade de separar ela em pequenas quantidades para consumir depois do treino, ela é a fruta com a maior quantidade de água, cerca de 92% de água! Além disso, ela é fonte de vitamina C, A, ferro e fósforo e em um estudo recente atletas que consumiram melancia antes do treino tiveram um acúmulo menor de lactato (Substância que causa aquela sensação de músculo pesado e cansado)..

Eu particularmente gosto bastante dessa fruta, mas sei que não é a mais fácil para se ter por perto no clube ou para preparar rapidamente saindo de manhã para o treino, por isso garanta que você sempre tenha tudo preparado no dia anterior.

2. Morango
Essa fruta me surpreendeu! Apesar de não parecer, o morango também tem 92% de água em sua composição e ao contrário da melancia é mais fácil de empacotar e de ter por perto nas situações de treino. Apesar de não ser uma das minhas favoritas, também pode ser uma ótima ajuda na hora de se reidratar.
Pode ser um pouco difícil de encontrar dependendo da estação.

3. Pêssego
Além da ter 90% de água, essa fruta também tem mais açúcar que as anteriores, sendo também uma ótima opção para levar na mala para depois dos treinos. Pode ser um pouco mais complicada de encontrar também dependendo da época do ano e da região.

4. Abacaxi
Outra boa opção que não é tão simples de levar na mala é o abacaxi, já que ele possui 87% de água e também é rico em vitamina C. O abacaxi também precisa ser preparado no dia anterior mas também vai te garantir uma boa hidratação.

5. Água de coco
Ok, o Coco é a fruta e sua “carne” é rica em óleos, mas a água de coco é um isotônico natural, riquíssimo em sais minerais como cálcio, fósforo, magnésio e potássio que te ajudam não só com a hidratação, mas também com a recuperação após o treino.

E qual a sua fruta favorita para antes ou depois do treino? Faltou alguma na nossa lista? Conte pra gente aqui nos comentários!