Todo nadador conhece a sensação de dor no corpo depois de um treino difícil. O sentimento de fraqueza muscular e cansaço é causado pelo acumulo de ácido lático nos músculos.

Muitos atletas indicam diferentes formas para evitar este acumulo, que vão desde uma boa noite de sono até uma boa alimentação e hidratação durante o dia. Mas quais são as melhores maneiras? O site norte-americano ‘Swim Swam’ dá as dicas:

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Uma pesquisa mostra que dormir pelo menos 8 horas por noite ajuda os músculos a se recuperarem de uma atividade física rapidamente. Outro ponto importante é a rotina. Ter um horário para dormir e acordar todos os dias, prepara a mente e o corpo para uma fácil recuperação.

#2 Hidratação
Muitos atletas não sabem que o corpo transpira durante um treino de natação. Beber água ou isotônicos durante o treinamento ajuda na recuperação dos músculos, fornecendo ao corpo açúcar e energia.

#3 Alongamento
Existem dois tipos de alongamento: dinâmico e estático. O alongamento dinâmico é utilizado para aquecer o corpo antes de entrar na piscina, o que ajuda a musculatura a recuperar e liberar ácido lático. Depois do treino, recomenda-se o alongamento estático.

#3 Alimentação
O que a maioria das pessoas não sabem é que você precisa se alimentar 30 minutos antes e depois do treino. Qualquer fruta ou iogurte são ótimas maneiras de recuperar o corpo depois do treinamento.

#4 Massagens
Receber uma massagem ajuda a aliviar qualquer tensão no corpo, assim como no processo de recuperação. Tente fazê-la com um profissional ao menos uma vez por mês.

#5 Banhos de gelo
São usados após um longo período de exercício e traz grandes benefícios para o corpo. Ajuda na recuperação da musculatura, alívio de dor e na reparação de músculos. Coloque um balde de gelo em sua banheira e permaneça por cinco a dez minutos.

#6 Foam Roller
O Foam Roller é usado antes e depois das atividades físicas em geral, como uma técnica de auto massagem, conhecida como auto liberação miofascial. É uma técnica que pode ser feita por qualquer pessoa, tornando os músculos facilmente treináveis, flexíveis, fortes e resistentes a lesões.