As principais razões para que os mais diferentes nadadores se arriscam nas piscinas semanalmente são: desfrutar do tempo livre, melhorar a qualidade de vida ou para treinar para uma competição.

O fato é que, independente da sua motivação para treinar, é comum depois de um tempo começar a se preocupar com superações diárias dentro da água: abaixar o tempo em uma série, monitorar os desempenhos, se preocupar com a técnica de nado etc.

Isto é quando a tentação de se juntar a uma equipe de atletas masters de natação não se torna muito maior, o que exige um plano de treinamento específico e metódico.

Somente quando se tem a certeza que existe tempo e determinação suficiente para se dedicar a este tipo de treinamento, pode-se então estipular os objetivos necessários para competir neste nível. Segue uma lista de check-lists a serem cumpridos antes de entrar nesta aventura:

1 – Passe por um exame físico esportivo;

2 – Esteja preparado para treinar por pelo menos durante uma hora por dia de 3 a 4 vezes por semana;

3 – Seja capaz de nadar em um ritmo fácil por pelo menos 400 metros sem parar;

4 – Saiba nadar pelo menos três estilos de natação diferentes, não necessariamente com uma técnica impecável;

5 – Saiba fazer a virada olímpica e a saída do bloco de partida.

Treino 

Além dos requisitos acima, para ter certeza de que você está apto a entrar em uma equipe master, tente fazer este treino abaixo na piscina! Caso consiga terminá-lo sem maiores problemas, não perca mais tempo! A equipe master está te esperando. 🙂

300 metros variando todos os estilos, exceto o nado borboleta

8x25m nado educativo variando estilos com 15 segundos de descanso

200m metros perna fácil variando estilos

18x50m nado crawl forte com descanso de 20 segundos de descanso

4x75m braço crawl com 15 segundos de descanso

200 metros solto

Total: 2100 metros

Observação: se você não consegue terminar este treino, mas está disposto a competir na categoria master, tente nadar em uma aula de natação para adultos que não competem até se sentir confortável. 😉

Fonte:

https://www.arenawaterinstinct.com/en_uk/community/training-technique/non-competitive-swimmer-masters-athlete-2/