Se você está se perguntando qual é a melhor forma de se tornar mais rápido dentro da água, a reposta é: melhore sua fase subaquática. O submerso já pode ser considerado o quinto estilo da natação e também o que mais proporciona velocidade em uma prova de natação.

O treinamento especial para melhorar e praticar o submerso é importante porque significa que o nadador pode economizar 30% do esforço nadado em uma prova em piscina de 25 metros, gerando um enorme ganho em termos de velocidade e desempenho. Além disso, séries específicas para melhorar a fase subaquática ajudam a aumentar a força da perna.

Veja três dicas para melhorar a sua fase subaquática:

#1 Série de 15 metros subaquáticos

Faça uma série de 8×15 metros subaquáticos usando nadadeiras com 1 minuto de intervalo entre um exercício e outro. Quando conseguir bloquear completamente a distância, aumente o exercício para 25 metros. Certifique-se que a velocidade imposta no exercício é a suficiente para reproduzi-la em uma prova de natação.

#2 Posição core

Treine a posição “core”. Ter uma boa posição de streamline garante uma melhor propulsão na pernada de borboleta na fase subaquática. A pernada será mais eficiente e seus ombros ficaram mais estáveis, o que garante que o corpo fique mais reto durante a fase subaquática. Veja como melhora esta posição aqui.

# Perna vertical

Faça séries de pernadas verticais. Alguns minutos deste exercício todos os dias ajudam na fase subaquática. Reproduza a perna de borboleta na vertical com os antebraços e mãos fora da água para melhorar a sua propulsão da pernada. Veja como executá-la com eficiência no vídeo abaixo: