Quer se adiantar e já se preparar para o treino do dia seguinte? O site americano SwimSwam preparou uma lista com sete coisas que você pode fazer hoje para melhorar o treino de amanhã!

1. Durma cedo

Quer saber qual o melhor suplemento para o seu treino? Nada pílulas e shakes! Seu travesseiro e seus lençóis. Além de você se recuperar do dia que passou, uma boa noite de sono ajuda a melhorar a atividade cerebral – você vai estar mais focado e atento no dia seguinte – e turbina sua imunidade. Você também estará cerca de 16% menos cabeça quente com uma ou duas horas de sono a mais durante a noite.

2. Beba bastante água

É difícil lembrar de tomar a quantidade adequada de água durante o dia, mas os benefícios de se hidratar bem são inegáveis. Quando você perde de 1 a 3% do seu peso corporal em suor, cãibras e dores de cabeça são mais comuns e sua percepção de esforço aumenta. Então, para que deixar o treinamento mais difícil do que ele já é?

3. Escreva um objetivo para o treino do dia seguinte

Muitos nadadores chegam na beira da piscina e se preparam para o treino que terão. Eles reagem ao que aparece no caminho: a série principal, os educativos, os intervalos. Ao invés de ir fazendo o que aparecer pela frente, vá para o treino com um objetivo específico em mente. E não precisa ser nada muito absurdo. Pode ser fazer uma ondulação a mais nos submersos ou treinar dez minutos de abdominais depois da parte na água. Colocar um objetivo para si mesmo vai te dar uma sensação de estar no controle e até certo orgulho. O que você está esperando para escrever qual o seu objetivo para amanhã?

4. Escreva três ou quatro coisas pelas quais você é grato

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Fazer essas anotações vai te ajudar a acentuar o que há de positivo na sua vida, mudar a perspectiva sobre seus problemas na piscina e na vida e até te ajudar a dormir melhor. O efeito vai ser melhor se você escrever essa lista antes de se deitar. Isso ajuda a melhorar a ansiedade e o estresse.

5. Escolha uma frase que você diz a si mesmo para mudar

Ser mentalmente forte envolve muitos desafios, mas uma coisa que você pode começar a fazer agora é mudar um pensamento comum que você tenha. Por exemplo, se você costuma pensar “estou cansado, não vou conseguir meus tempos durante a série”, você pode tentar, no treino de amanhã, “estou cansado, mas todo mundo está. Vou dar meu máximo para, pelo menos, manter meus tempos até o final da série”. Você vai ver como não se colocar para baixo ajuda!

6. Gaste cinco minutos visualizando um ótimo treino amanhã

Ao invés de apenas se imaginar nadando, tome controle sobre esses pensamentos. Visualize como você quer que seu estilo esteja amanhã e sinta isso. A superfície da água, suas braçadas, pernadas e viradas, com detalhes.Fazer esse processo de visualização reduz o estresse e melhora sua performance. Por que não tentar para o próximo treino?

7. Escreva sobre o treino de hoje

Autoconhecimento é um dos aspectos mais subestimados do esporte de alto rendimento. Ele te ajuda a criar metas ambiciosas, porém realistas; a ser mais honesto consigo mesmo a respeito das coisas que precisa melhorar na piscina e a ficar em dia com seus grandes objetivos. Escrever sobre o treino é um jeito simples de fortalecer seu autoconhecimento. Anote as séries, seu nível de foco e esforço e fatores como sono, estresse e alimentação. Com apenas alguns minutos por dia, você pode ter um panorama geral da sua natação e ter controle sobre seu progresso.

Você faz alguma coisa diferente que te ajuda a estar mais preparado para os treinos? Conte pra gente nos comentários!