Você sabia que um nadador de nível intermediário executa de 1 a 2 milhões de braçadas por ano com cada braço? E é exatamente por isso que não é de se esperar que, a partir desta perspectiva, a natação é um esporte propenso a lesões de uso excessivo que afetam o ombro, pescoço, parte inferior das costas e joelhos.

De acordo com Flávia Borges, fisioterapeuta que atende também atletas lesionados do Clube Paineiras do Morumby, em geral, a parte do corpo que é mais lesionada durante a prática a natação é o ombro. “Em seguida, vem as lesões na coluna, lombar e cervical, empatada com o joelho. Por último, pé e tornozelo”, explica. “O ombro é a parte mais lesionada porque a braçada é um movimento muito repetitivo na natação. O estresse e o impacto no membro que causam a lesão”, completa.

E o que causa lesões as lesões no esporte? Sobrecarga no treinamento, má técnica e aumento repentino da carga de trabalho. “O ombro acaba sendo o mais prejudicado porque muitas vezes o atleta acaba se esquecendo de ter um bom alinhamento durante o nado. O nadador não tem uma boa sincronia da braçada com a pernada e não ativa o abdominal e a lombar, concentrando toda a atividade nos ombros”, conta Flávia.

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Cerca de 90% das queixas por nadadores estão relacionados a problemas de ombro. A lesão mais comum destes casos é a tendinite. Já as relacionadas ao joelho, pescoço e parte inferior nas costas dependem muito do tipo de estilo que o atleta nada.

Para prevenir, é importante que o técnico e o nadador analisem métodos de treinamento e mecânica das braçadas para não sobrecarregar uma parte do corpo. Segundo a fisioterapeuta, também é importante alongar e realizar exercícios de fortalecimento dos músculos antes do treinamento. “É importante fortalecer a cintura escapular e os estabilizadores do ombro”, ressalta.

Tratamento das lesões na natação

O mais importante é encontrar a causa da lesão e modificar a técnica de nado. Na fisioterapia, Flávia explica como trata-las: “Primeiramente se diminui a dor e o processo inflamatório. Se utiliza muito a eletroterapia – aparelhos de micro-ondas, tense e ultrassom. Tem também a crioterapia, que é o uso do gelo. E assim que possível, começar o trabalho com exercícios de fortalecimento, que é o principal”.

Somos responsáveis por nosso corpo durante o treino de natação, então fique atento a sua técnica de nado para evitar lesões.  Adquira consciência de corpo e de treinamento para evitar que lesões aconteçam. 🙂 Bons treinos!