Assim como qualquer esporte, ao praticar natação o atleta deve ter um plano de treino adequado e uma frequência de treinamento semanal. Mas como definir esta frequência? Treinar todos os dias faz bem? Quantas vezes na semana é saudável para o corpo?

A seguir, o Raia Oito mostra quantas vezes é recomendável praticar o esporte de acordo com o seu objetivo de treino.

A natação como complemento

Se você é o tipo de atleta que usa a natação para complementar um treino de corrida ou bicicleta, não é aconselhável realizar trabalhos de alta intensidade durante a semana. Com isso, é aconselhável um treino de baixa intensidade duas vezes por semana como complemento para relaxar os músculos.

Melhora da forma física e competições oficiais na modalidade

Se você se dedicada somente a natação, é aconselhável praticar a modalidade de três a quatro vezes por semana. Para que a rotina não fica monótona e você consiga melhorar o seu desempenho, indica-se uma planilha de treino que varie intensidades, exercícios e acessórios de natação.

Para triátlon

É indicado que o atleta nade, no mínimo, três vezes por semana. O tempo e a intensidade dependem da distância da prova para qual está se preparando. É recomendável sempre mesclar duas modalidades em cada treinamento para treinar as transições entre os esportes de uma forma mais segura.

Quantas vezes você pratica natação na semana? Conte para a gente nos comentários!

Gostou desse post? Siga o Raia Oito no Facebook e acompanhe todas as novidades!

Texto adaptado do site ativo.com.