Em algum momento de nossas trajetórias na natação, todos experimentamos o sentimento de querer abandoar o esporte que amamos de uma vez. Seja por cansaço, lesão ou apenas excesso de rotina, o desgaste existe e muitos atletas acabam por desistir. O site norte-americano “Your Swim Log” dá algumas dicas de como evitar o estresse durante o treinamento.

Um estudo realizado pela Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, e publicado no Journal of Sport & Exercise Psychology, em 1997, analisou um grupo de 236 nadadores de algo nível no estado norte-americano de Oregon.

A pesquisa tentou descobrir se o desgaste era causado por estresse do dia a dia, ou pelo compromisso e cobrança do nadador com os resultados do esporte. Com isso, o documento comprovou que a natação, ainda mais sendo ela competitiva, é ‘caracterizada por extensas demandas psicológicas e físicas’, que são pensadas para tornar o desgaste dos atletas ainda mais comum.

Os nadadores que tiveram a maior quantidade de desgaste físico:

Exibiram níveis mais altos de dependência com o esporte;
Apresentaram baixos resultados em competições, apesar de muito treinamento;
Estavam praticando o esporte por obrigações com a equipe, família ou técnico;
Exaustão física e emocional;
Sentiam que outras atividades eram mais atraentes do que a natação;
Investiam pouco tempo e energia na natação.

E como evitar o desgaste?

#1 Concentre-se em fazer as coisas um pouco melhor

O compromisso com o esporte é chato quando você o analisa na íntegra. Longa temporada, dobras de treino, feriados com treinamento e assim por diante. Desgaste é comum nestas situações e é muito justificável quando o humor de um nadador com o esporte muda e o interesse diminui.

Para que isso não aconteça e chegue no limite máximo de esgotamento, concentre-se em fazer da sua rotina de treinamento algo positivo. Encontre motivos para melhorar todos os dias.

#2 Se motive

Um dos principais motivos para o desgaste físico é o senso da obrigação: o atleta sente que está treinando para outra pessoa ou porque necessita. Quando a recompensa para um atleta é quase exclusivamente extrínseca, inevitavelmente existe a desmotivação e o mau desempenho de resultados.

Encontre motivações pessoais para seguir com o esporte.

# 3 Foco

O desgaste físico é pequeno quando o nadador cria um foco. Embora seja inevitável que alguns atletas abandonem o esporte devido a outros interesses é possível não se desanimar com o esporte criando um foco de treino e resultados alcançáveis.

Um nadador com foco em melhoria e intrinsecamente motivado quase nunca passará por um desgaste físico.

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