A rotina de grande parte dos nadadores masters é interessante. Geralmente, são aqueles que pulam na piscina muito antes de outras pessoas considerarem acordar e, muito menos, se exercitar. Dito isso, este grupo peculiar de atletas podem ser divididos em três grupos:

Ex-nadadores federados: nadaram por clubes ou academias competitivas. Normalmente, eles têm dificuldades em praticar outros esportes, o que os levam a continuar praticando a atividade que estão acostumados a fazerem desde pequeno. Alguns não gostam necessariamente de nadar, mas enxergam como uma única atividade.

Amadores: nadadores recreativos sem interesse em séries, técnica e muitas competições ao longo do ano. Tudo que eles querem é uma distração no dia a dia, conhecer novas pessoas e um esporte para se exercitar.

Motivados: este grupo reúne nadadores masters que tem um objetivo de tempo e melhora dentro do esporte. Também reúne atletas que enxergam a natação como um ‘complemento’ de outra atividade: triatletas, corredores e maratonistas aquáticos.

Mas, para todos estes grupos, existe um objetivo em comum: sempre melhorar dentro da água. E como fazer isso? O site norte-americano ‘U.S Masters Swimming’, dá algumas dicas:

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Em primeiro lugar, a melhora da técnica é o melhor caminho para um melhor desempenho na piscina. Se você ainda não está satisfeito com a sua melhoria no esporte, é provável que este seja o principal fator limitante, alinhado junto com uma capacidade motora.

A técnica pode ser melhorada a partir da inserção de muitas séries de educativos e correções de nado durante o treino. Fazer filmagens subaquáticas de séries também ajuda a identificar erros e direcionar exercícios específicos de correção. Muitos nadadores têm dificuldades em melhorar suas técnicas, especialmente na vida adulta.

A capacidade motora é praticada com repetições de séries. O controle motor é a capacidade de movimentar o seu corpo. Se você não nadou quando criança, é provável que existam algumas limitações no nado que estão impedindo sua melhoria dentro da água, o que gera falta de coordenação no nado. Isto tudo pode ser resolvido inserindo séries de educativos e coordenação durante o treino.

Escolher um plano de treinamento fora da água

Muitas vezes, nadadores que procuram um trabalho complementar fora da água para melhorar a natação, encontram profissionais que não entendem a singularidade do esporte. Com isso, muitos atletas acabam tendo lesões e problemas musculares quando o treino não é realmente adaptado a natação.

Exercícios fora da água devem ser complementares aos objetivos dentro da piscina relacionados a força e condicionamento físico. Se você está procurando fazer este trabalho, lembre-se de procurar um profissional que entenda de natação e esteja a par de seu treino.

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