Antes mesmo de comprar um traje de natação, você provavelmente já escutou todos os tipos de histórias sobre eles. Contos sobre o quão difíceis são para colocá-lo; que, às vezes, acidentalmente, a roupa acaba rasgando antes ou durante uma prova de competição; e a descrição de como são apertadas no corpo, desencorajam aqueles que ainda não fizeram o uso da tecnologia.

Mas a verdade é que, se você gosta de competir em piscina, ou ama a natação de águas abertas, mais cedo ou mais tarde chegará o momento de investir dinheiro em um traje de natação. E, apesar das histórias, vale muito a pena o investimento: tanto para se sentir melhor dentro da água, como para abaixar tempos, com os benefícios hidrodinâmicos que esta roupa tecnológica oferece.

Confira abaixo algumas dicas para colocar o traje de natação:

1. Você deve estar seco na hora de vestir o traje

Seque-se bem antes de colocar o traje. Para que a roupa melhor se ajuste no corpo, é aconselhável o uso de substâncias de lubrificação em creme, gel ou líquida que ajude a reduzir a fricção nas áreas sujeitas ao atrito do corpo com a roupa.

A mais utilizada é a vaselina ou o talco. Você pode aplicar o produto em pontos importantes que devem ser ‘lubricados’, como as pernas, joelhos, quadris e o peitoral – no caso das mulheres.

2. A hora de vestir

Em cada processo da vestimenta, é importante tomar cuidado para não deixar dobras e rugas, ela deve ficar bem justa então, para isso, comece vestindo uma das pernas do traje até pouco antes do joelho e repita o mesmo processo para a outra perna.

Em seguida, coloque cada lado da perna acima do joelho, com cautela para não rasgar a roupa. Puxe pouco a pouco, alternando o lado das pernas, até que as pernas estejam vestidas corretamente, e uma parte excedente do tecido esteja na parte de cima da sua coxa – isso pode levar alguns minutos.

Certifique-se que as pernas estão completamente puxadas para cima e termine de colocar acima do seu quadril. Arrume a região da perna puxando pouco a pouco, até que fique confortável e justo. Levante o restante até a posição da cintura.

No caso das mulheres, siga o processo até conseguir de puxar pouco a pouco e cautelosamente até ajustar as alças do maiô ao ombro.
Antes de cair na água, entre no chuveiro com o traje de banho para que ele fique melhor posicionado ao corpo.

Assista à um vídeo que melhor explica este processo:

3. A hora de tirar

Por mais apertado que esteja ao corpo, tenha calma e delicadeza ao tirar a roupa de competição. É aconselhável estar com o corpo seco e ir por etapas. Veja aqui cuidados de como fazer o seu traje durar mais tempo.