A técnica de nadar o estilo costas com um braço permite aos nadadores serem mais conscientes de sua posição na água e do movimento da braçada. As características que distinguem os bons nadadores do estilo são a redução da resistência hidrodinâmica e o aumento da propulsão em cada braçada.

Resistência hidrodinâmica

A melhor maneira de aprimorá-la é deixar a cabeça alinhada com os ombros. Assim se ganha flutuabilidade nos quadris e a pernada fica mais eficiente. E para acertar estes fundamentos, o educativo de nadar costas com apenas um braço é adequado. O exercício permite ao nadador ser mais consciente com a sua posição na água e do movimento da braçada.

Como fazer o educativo?

O exercício é muito simples. Com a posição normal do nado costas, deixe um braço parado ao lado do corpo e inicie a rotação com o outro. Quando o braço chega na altura da cabeça, deve-se enfatizar a rotação dos ombros.

Debaixo da água, o ângulo formado pelo cotovelo tem que de aproximadamente 120 a 130 graus. Dessa maneira, pode se dar o impulso com mais força e ganhar velocidade de nado.

Nadar o estilo costas com um braço é um exercício excelente para reduzir a resistência hidrodinâmica e melhorar a eficiência da braçada.

Veja um vídeo que esclarece o educativo: