Você que está lendo este texto, provavelmente não é um atleta profissional. Então este post é para você. Por que atletas amadores se esforçam tanto e tantas horas por semana?

Se você é profissional, fica fácil enxergar de onde vem a motivação para treinar: os resultados, em termos de dinheiro e visibilidade, trazem retornos visíveis. Ou é assim que deveria ser. Mas, como deve ser o seu caso, se você é amador, encontrar motivação para treinar é um fator chave.

Gostando ou não, você provavelmente não vai se tornar rico ou famoso e também não deve sonhar em ir para uma Olimpíada. Mas isso não significa que os objetivos que estabeleça para si mesmo sejam menos importantes, é apenas um indicativo de que a sua força de vontade deve ser ainda mais firme para poder vencer os obstáculos do dia a dia.

Existe uma tendência das pessoas acharem que ter um bom desempenho em algum esporte é apenas uma questão de talento. Mas ele sozinho não resolve nada. O que realmente faz a diferença é como você desenvolve seu potencial. Você pode atingir resultados extraordinários ao fazer treinos consistentes. E isso depende de uma mente determinada. Então, o primeiro segredo para atingir seus objetivos é estar motivado. Motivação é uma espécie de força mental que te leva a seguir seus sonhos. A força por trás do sucesso vem de dentro de você.

O segundo segredo para atingir resultados excepcionais é estabelecer um objetivo e ter um planejamento para chegar até ele. Mas como devem ser suas metas? Primeiro e mais importante, elas precisam ser específicas. “Eu quero nadar 100 livre para 1’00”!” Ótimo, mas tente ser mais preciso: quando você quer fazer isso? Como você vai fazer? Quem pode te ajudar com isso? Você precisa ir direto ao x da questão.

Outro ponto importante é que seu objetivo seja atingível e realista. Se você nada os 100 livre atualmente para 1’10”, você não pode esperar nadar para 50″ em seis meses. Seria mais realista colocar, por exemplo, um objetivo de 1’06” nos próximos seis meses. Lembre-se: nunca trace metas ambiciosas demais, que estejam além da sua capacidade. Isso só vai servir para minar sua motivação!

Determine um prazo preciso para atingir sua meta. “Daqui a seis meses” não é específico o suficiente. Tente, por exemplo, “no dia 4 de julho de 2018”. Esse é o caminho!

Lembre-se que estabelecer metas sem um planejamento não costuma dar muito certo. Você só vai atingir seus objetivos se seguir um plano bem estruturado. Ele precisa ser como um manual de instruções que dê conta de tudo que você vai precisar para chegar lá.

O terceiro segredo para atingir objetivos excepcionais é aprender a visualizá-los. Sabe quando você pensa “eu quero tanto que quase consigo tocar”? É isso.

Esse processo se chama visualização e é muito popular entre pilotos esportivos e jogadores de golfe. Ele é relativamente simples, mas incrivelmente efetivo. Encontre um local tranquilo para sentar ou deitar, feche os olhos e use sua imaginação, pense em cada detalhe que vai te fazer conseguir sua meta. Treinar esse processo vai te deixar pronto para visualizar sua prova momentos antes da competição, já te deixando preparado para as partes mais difíceis. Essa também é uma ótima ferramenta motivacional. Usada da forma correta, pode te ajudar a se manter focado no resultado que quer conquistar.

Esse não é um processo fácil nem rápido. Comprometimento e, além de tudo, a ajuda de profissionais vão te ajudar a atingir seus objetivos!

Boa sorte!

Texto adaptado do site Arena Water Instinct.

Leia também:  4 dicas para você que não nada há um tempo e quer voltar com classe