Atingir uma alta velocidade dentro da água está diretamente relacionado ao quanto você está relaxado. Grandes nadadores como Alexander Popov, Ian Thorpe e Michael Phelps sabiam disso. Assista a qualquer uma das grandes provas desses atletas e o que fica evidente para qualquer um é o quanto eles fazem nadar parecer fácil. Estar relaxado na água começa muito antes que você coloque seu traje, maiô ou sunga de competição. Sua rotina pré-competição e a preparação mental têm efeitos importantes sobre a parte física do seu nado. Quando você está estressado, você pode sentir seus músculos enfraquecidos, a ansiedade atacando e sua performance é prejudicada.

Aqui estão cinco formas de manter-se relaxado da próxima vez que subir no bloco, seja em um amistoso ou em uma final olímpica:

  1. Ignore seus adversários

Quantas vezes você entrou no ambiente da piscina, deu de cara com seu maior adversário aquecendo e se perdeu no que ele estava fazendo? O estilo dele parecendo fácil, como se ele deslizasse na água, e seu medo aumentando.

Se você é como a maioria dos nadadores, a dúvida sobre o seu próprio desempenho vai aparecer nesse momento. “Caramba, ele parece estar muito bem. Mas e eu? Será que eu estou tão bem preparado assim?”. Pensamentos como esses vão aparecer. E é nesse momento que você deve voltar suas atenções para dentro, no quanto você se preparou, em como trabalhou duro e está pronto.

  1. Faça aquilo que te deixa focado e tranquilo
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Para algumas pessoas, o segredo é ouvir música e ficar completamente sozinho. Para outras, conversar, fazer piadas, e brincar com os colegas de equipe é o que mais ajuda. Teste todas as opções e veja como você se sente melhor.

  1. Lembre-se das vezes em que nadou bem para ver o que você fez antes

Pense nas vezes em que nadou maravilhosamente bem. O que você fez antes dessas provas? O que a rotina teve em comum em cada uma dessas competições? Tente anotar três ou quatro coisas bem sucedidas que você fez para repetir das próximas vezes.

  1. Foque no processo

Pode ser muito fácil começar a se preocupar com detalhes demais que podem te deixar nervoso. Pode ser temperatura da piscina, o que você comeu no almoço, quanto você dormiu ou se sua touca não está bem ajustada. Nada disso vai te ajudar, então limpe sua mente e tente visualizar a execução da sua prova. Vá para um canto sozinho e pense em cada detalhe da sua prova: a saída, a ondulação submersa, em que braçada você vai respirar pela primeira vez, como você vai sentir a água no seu corpo. Você pode saber um pouco mais sobre esse processo aqui. Ele vai te ajudar a estar mentalmente preparado para o grande momento.

  1. Controle sua respiração

Essa é uma ótima forma para se acalmar caso esteja ansioso demais antes da sua prova. Se feita corretamente, a respiração pode abaixar sua pressão sanguínea, promover a sensação de calma e te deixar menos estressado. Vamos ao passo a passo:

a- Coloque uma mão sobre o peito e a outra sobre a barriga.

b- Respire profundamente, inspirando pelo nariz sem que seu peito se mova muito. Você se sentirá bem em relação ao diafragma e aos pulmões.

c- Faça isso durante alguns minutos e sinta a calma entrando pelo seu nariz. Tanto sua pressão quanto seus batimentos cardíacos vão diminuir.

Essa dica da respiração serve para qualquer situação estressante – no dia da minha apresentação do trabalho de conclusão de curso da faculdade, respirar fundo foi o que me salvou! –, então guarde para usar fora do ambiente da natação também!

E você? Pensa em alguma outra forma de relaxar antes de uma competição importante? Conte pra gente nos comentários!