Normalmente, as dicas de nutrição para atletas são dadas levando em conta que quase todos são onívoros, ou seja, comem de tudo. Mas, hoje em dia, cada vez mais pessoas decidem adotar o veganismo.

Existe uma crença de que a dieta de atletas de alto rendimento é quase totalmente baseada em proteínas – o que não é verdade – e, inevitavelmente, leva os vegetarianos e veganos a ouvirem a pergunta: “mas de onde você consegue as proteínas na sua dieta se você não come carne?”.

Para entender como a performance e as proteínas estão relacionadas, é preciso notar que os carboidratos são os grandes fornecedores de energia para a prática de esportes, principalmente para a natação. E, em relação às proteínas, também necessárias na dieta, existem outras fontes que não as carnes.

Nadadores têm necessidades nutricionais bem definidas, sejam eles veganos ou não: uma dieta balanceada, rica em carboidrato e com quantidades menores de proteína e gordura. A única diferença no caso dos veganos é que todos os nutrientes terão origem vegetal.

A única coisa a que um nadador vegano deve prestar atenção é variar o tipo de vegetais consumidos o máximo que puder. Como eles têm menos opções para “encher o prato”, a variedade é importantíssima para fornecer ao corpo todos os micronutrientes necessários, como vitaminas, minerais e aminoácidos. Esses últimos são os blocos que constroem as proteínas. Existem 20 tipos diferentes deles, sendo 11 sintetizados pelo nosso corpo e 9 que precisam vir de uma fonte externa, ou seja, da comida.

Um dos benefícios de uma dieta baseada predominantemente em vegetais é a maior facilidade da digestão. Como esse processo exige energia, comer comidas menos pesadas, o consumo de vegetais ajuda nesse aspecto.

Uma observação: este texto não é para tentar te convencer a parar de consumir carne, apenas para esclarecer que um atleta pode ser, sim, vegano ou vegetariano. O importante é ter uma dieta variada e consultar um nutricionista, para que não falte nenhum nutriente na sua alimentação.

Se você é vegano, não tem nada com que se preocupar. Você pode nadar quanto quiser e na velocidade que quiser!

Texto adaptado do site Arena Water Instinct.