Você é um nadador que está treinando para queimar calorias e melhorar sua condição física? Então este artigo é para você!

Primeiro de tudo, você sabe a que estamos nos referindo quando falamos de metabolismo? Ele é a combinação de reações bioquímicas que acontecem dentro das células e geram a energia da qual o corpo precisa.

Quando falamos de metabolismo, estamos nos referindo a dois conceitos importantes. O primeiro deles é a taxa de metabolismo basal, que corresponde ao número de calorias que seu corpo queimaria se ficasse em repouso 24 horas por dia. Em outras palavras, ela é a quantidade mínima de energia necessária para manter suas funções vitais. O segundo conceito é o seu nível de atividade, ou as calorias que seu corpo queima durante qualquer tipo de atividade.

Mas como seu metabolismo muda? Em primeiro lugar, ele diminui cerca de 10% a cada dez anos depois dos 40. Outro ponto importante é que a genética é um fator fundamental, então esse número depende de fatores do seu DNA. Por último, o gênero é algo extremamente importante. As mulheres têm um metabolismo mais lento que o dos homens, porque eles têm mais músculos, que queimam mais calorias.

Como você pode acelerar o seu metabolismo e, consequentemente, queimar mais calorias?

1. Faça academia

Aumentar sua massa muscular vai elevar a sua taxa metabólica basal. Cada quilo de gordura queima aproximadamente duas calorias por dia em repouso. Já cada quilo de músculo queima o triplo.

Quando começar na academia, pegue leve e faça os exercícios com a orientação de um professor!

2. Exercite-se com intensidade

Exercícios que aumentam sua frequência cardíaca aceleram seu metabolismo. Esse efeito continua mesmo depois que você terminou seu treino.

Uma sugestão é correr aproximadamente 40 minutos, alternando três minutos de trote e um minuto de caminhada rápida.

3. Faça lanchinhos

Fazer pequenos lanches com frequência também vai acelerar seu metabolismo. Isso acontece porque toda vez que você come alguma coisa seu corpo gasta energia para fazer a digestão. Mas é importante comer frequentemente, mas sem aumentar a quantidade de comida ingerida!

Outro ponto importante é desvendar os mitos que circulam por aí. Por exemplo, a cafeína não afeta sua taxa metabólica basal. O mesmo se aplica a dietas malucas. Diminuir a ingestão diária de calorias de repente pode causar sérios danos ao seu organismo. Demora semanas para seu metabolismo voltar a um patamar adequado e o efeito nem sempre será o desejado.

Lembre-se, o melhor jeito para perder peso é queimar mais calorias do que você come!

Texto adaptado do site Arena Water Instinct.