A Maratona Aquática 14 Bis é uma das provas mais tradicionais do Brasil. Realizada todos os anos nas águas do Canal de Bertioga, entre Bertioga e Santos, litoral sul de São Paulo, desde a década de 1970, esta travessia de 24 km é um grande desafio para quem se gosta de se aventurar.

Para nadar a competição é exigida muita preparação – antes, durante e depois -, além de um treinamento específico. Pensando nisto, a ultramaratonista aquática da Seleção Brasileira e atual campeã da prova, Catarina Ganzeli, dá ao Raia Oito algumas dicas para encarar a 14 Bis. Neste ano, a 51º edição da travessia acontece no dia primeiro de dezembro.

Veja aqui e boas braçadas:

#1 – Não esqueça o protetor Solar

“Queimaduras são inflamações na pele que além do incômodo e dor, podem roubar energia do seu corpo. Não deixe de se precaver contra elas, serão muitas horas de exposição ao sol e temos que ir preparados com protetores e se necessário, Hipoglós ou pasta d’água.”

#2 – Traje confortável

“É importante à escolha de um traje que não te machuque, incomode ou limite seus movimentos. Você precisa se sentir firme e seguro ao nadar, porém sem aquele aperto insuportável! O ideal é testá-lo pelo menos uma vez antes da prova.”

#3 – Capriche na Vaselina

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“Para evitar assaduras vale a pena passar vaselina em toda a alça do traje (caso seja de alças), nas axilas e em torno do pescoço. Muitos atletas gostam também da Lanolina, que é a Banha Animal, pois promove uma proteção mais espessa, contribuindo para evitar queimaduras de águas vivas e ajudando a manter a temperatura corporal, porém a segunda opção é bem mais difícil de retirar depois!”

#4 – Escolha da embarcação

“O barco a motor, quando bem conduzido, sempre leva uma vantagem, pela comodidade de quem o conduz, somado com a facilidade de controle e locomoção. Porém é importante que a manutenção do barco esteja em dia, pois o cheiro de combustível pode causar náuseas. Vale optar por embarcações pequenas que façam menos ondas e não atrapalhe seu nado ao se aproximar.”

#5 – Combine sua Estratégia com seu Guia

“Não deixe de conversar com seu barqueiro ou caiaqueiro sobre como fará suas hidratações. Caso você tome algum suplemento diferente em alguma parte da prova, entregue para ele tudo anotado em um papel, antes da prova; mostre, explique e aponte cada um. Vale também, rotular suas garrafinhas, para que ele saiba o que contém em cada uma delas.”

#6 – Mantenha seu guia do lado que você realiza a respiração

“Com a sua embarcação sempre do lado que você respira com maior frequência, ficará mais fácil sua navegação e também sua comunicação com seu guia. Não deixe de conversar com ele!”

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#7 – Leve material reserva na embarcação

“Um óculos e touca reserva, hidratações extras e vaselina são sempre bem vindos durante a prova. Ninguém sabe o que pode acontecer e temos que estar prontos para os imprevistos.’

#8 – Escolha do material

“Em provas com céu aberto e sol intenso, nadar com óculos espelhados e com lentes escuras irão ajudar muito na sua visualização do percurso e não vai cansar sua visão. Já com o céu nublado, o ideal são óculos mais claros. Tenham um de cada e leve-os para a prova, já tendo ajustado e testado ambos para ter opções de escolha no dia da prova. O mesmo serve para as toucas: de cores claras em dias de sol intenso, para você não cozinhar os miolos!”

#9 – Como evitar enjoo

“Eu particularmente sempre tomo remédio para enjoo antes da prova. Porém é importante fazer isso com uma indicação médica e testar em outras oportunidades antes da prova, para ter certeza que a medicação não te dará sono e nenhum outro desconforto. Evitar ficar próximo ao cheiro de diesel dos barcos também ajuda. Não beba
sachês de gel sem consumir água junto, isso pode causar enjoos. Evite dar goles de água do local onde está sendo realizada a prova, às vezes é inevitável, mas quanto menos, melhor. A escolha do que comer e beber antes e durante a prova também é muito importante! Tudo deve ser testado em treino para você saber o que é melhor para seu corpo”.

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#10 – Para o guia

“É importante os guias terem em mente que eles também passarão horas navegando e precisam se alimentar, hidratar e proteger-se do sol, chuva, vento e frio. Para isso, sempre é aconselhável ter uma capa de chuva, um casaco em mãos, alguns lanches e muita água!”

#11- Aspirina e Advil durante a prova

“Tudo tem que ser conversado com seu médico e nutricionista antes. Mas eu particularmente gosto de tomar um comprimido de um desses dois no decorrer da prova, normalmente entre 3h a 4h de prova. Vale a pena se instruir com um profissional e depois fazer o teste”.