Todo nadador sabe que tentar aquecer em uma piscina lotada durante a competição pode ser um desafio. A experiência é ainda pior quando os famosos “joselitos” entram em ação.

Não existem regras específicas definidas pela FINA sobre o aquecimento, mas nós preparamos um manual com oito dicas para você não ser aquela pessoa desagradável na raia.

  1. Não pule em cima das pessoastyler-clary-bellyflop-700x417.jpg

Quando você for entrar na piscina, por favor, não pule em cima das pessoas. O motivo é óbvio…dói! Você vai se machucar, você vai machucar o outro, e a raia inteira vai parar por conta disso. Talvez demore um pouco, mas espere uma brecha antes de mergulhar. Ah! E pule com os pés primeiro, nunca com a cabeça. A última coisa que qualquer pessoa precisa em uma competição é uma lesão.

  1. Batidinha no pé
    Foot-Toucher_blog

Caso você esteja nadando mais rápido que a pessoa que está a sua frente, não seja indelicado. Não passe por cima da pessoa, não afunde ela e muito menos faça qualquer tipo de agressão. Dê um leve toque no pé da pessoa e ultrapasse pela ESQUERDA. Simples assim!

  1. Raia de ritmo significa raia de ritmo
    Y-SWIMMING-master1050

A menos que você esteja fazendo nada mais do que séries de ritmo, é melhor você mudar de raia. Isso serve para as raias de tiro também. Não há coisa que irrite mais do que pessoas que decidem soltar nessas raias por conta de serem mais vazias do que as outras.

  1. Cada macaco no seu galho
    Cooper-the-chimp
Leia também:  Entrevista: Como a Multinatação pode auxiliar no treinamento

Existem nadadores que se sentem o centro do universo. Amigo, deixa eu te contar um segredo, você não está na piscina da sua casa ou de férias em um resort nas Bahamas. Por isso, respeite o espaço do outro e fique no seu canto da raia. O mesmo vale quando você parar na borda. Encoste e deixe o meio livre para virada.

  1. Proibido o uso de equipamentos
    swimstrokepull

Quer usar palmar? A piscina de aquecimento oficial não é o lugar para isso. Eu já perdi as contas de quantas vezes eu fui atingida no rosto, ou no braço por um palmar enquanto estava tentando aquecer tranquilamente para a minha prova. Essa regra é a mesma que a primeira; palmar machuca. Muitos nadadores abrem o supercílio por terem sido atacados por um. Equipamentos como paraquedas, elástico e pé de pato podem se tornar um perigo além de prejudicarem o fluxo da raia.

  1. Subir na raia
    Stock_Kids_Swim_05-512x466

Tem coisa pior do que atleta que sobe na raia? Não. A raia não é mureta nem banquinho para você se escorar. Muitas pessoas esquecem que a raia é o que ajuda a reduzir a marola na hora da competição. Ao subir nela, você não só a estraga como pode provocar colisões entre atletas. A raia é a principal referência para os nadadores de costas que são os maiores prejudicados pela sua falta de consideração.

  1. Seja gentil
    3rd-place-200-free-relay-Bolles-School-DO8T5917-
Leia também:  A posição da cabeça faz a diferença ao nadar! Saiba como corrigir sua postura no nado crawl

É simples e fácil. Quando você for aquecer, respeite o outro. Todo mundo está ali para se concentrar, focar e se preparar da melhor maneira possível para as suas provas. Assim como você, todos treinaram duro e querem nadar rápido, então não estrague este momento. Seja educado e cordial, assim todo mundo pode nadar em paz!

Fica a dica, pessoal!