Um dos momentos mais comoventes e empolgantes de qualquer esporte é poder ver recordes sendo quebrados. Estaduais, nacionais, olímpicos, mundiais; seja em uma piscina no interior de São Paulo ou nas rápidas águas de competições internacionais, não importa, a emoção é a mesma.

Mas existem uns recordes que não são tão comuns assim. Separamos uma lista para vocês com oito feitos inusitados, todos computados pelo Guinness World Records – a única referência oficial para esse tipos de conquistas.

1) PRIMEIRA PESSOA A ATRAVESSAR O ESTREIO DA FLÓRIDA SEM USAR GAIOLAS DE PROTEÇÃO

Aos 64 anos de idade, a maratonista Diana Nyad quebrou mais um recorde ao se tornar a primeira pessoa a nadar de Havana (Cuba) até Key West (Miami) sem utilizar uma gaiola de proteção contra tubarões.

ep501-own-sss-diana-nyad-slideshow-5-600x411

Foto: ADALBERTO ROQUE/AFP/Getty Images

O trecho separa a ilha de Cuba do estado americano da Flórida e tem aproximadamente 180 km de distância. Diana já havia tentado fazer essa travessia quatro vezes – a primeira há 40 anos – porém foi obrigada a parar em todas por condições climáticas e problemas no percurso. Em 2013, a atleta completou o desafio em 52 horas e 54 minutos.

 

Durante a sua preparação, perguntaram a ela qual teria sido a sua motivação para tentar fazer a prova mais uma vez.

“Eu gostaria de provar as outras pessoas de 60 anos que nunca é tarde demais para começar seus sonhos.”

Antes de Diana, Walter Poenisch (EUA) e Susie Mulroney (Austrália) nadaram o Estreito em 1978 e 1997, respectivamente, mas usaram gaiolas de tubarão. Walter também usou pé de pato e fez três pausas curtas no barco. A equipe de Diana tocou-a e ajudou-a a vestir seu traje com ferrão enquanto estava na água, mas ela afirma que nunca recebeu ajuda de outra pessoa, sendo levantada ou auxiliada a se manter em cima da água.

 

2) A MAIOR DISTÂNCIA NADADA POR UM REVEZAMENTO

O recorde de maior distância nadada por um revezamento foi de 755.58 km por Matt Howard, Todd Primmer, Matt Murphy, Sue Meckley, John Kocher e Dave Schilling. No dia 24 de Agosto de 1979, os americanos nadaram por 240 horas na piscina de 25 jardas da YMCA em Newark, Ohio.

Nada mais nada menos do que 33.027 piscinas.

3) A ALTITUDE MAIS ALTA EM QUE ALGUÉM JÁ NADOU

Foi a 5,915 metros de altitude que Herman Van Der Westhuizen, Jean Craven, Milton Brest, Evan Feldman, Chris Marthinusen se tornaram os nadadores a nadar na altitude mais alta já computada  – 700 metros a mais que o recorde anterior feito no Everest por Lewis Pugh.

Para quebrar o recorde, os sul africanos tiveram que quebrar 30 cm de gelo do lago Tres Cruces Norte, localizado no deserto do Atacama, no Chile.

Adrian Bailey

Foto: Madswimmer.com

Jean, Herman e Chris completaram os cinco minutos de natação usando apenas uma sunga, já seus companheiros Evan e Milton vestiam trajes de borracha.

A temperatura da água chegou a gélidos 1.2C!

maxresdefault

Foto: Madswimmer.com

Se nadar em uma água fria dessa já não bastasse, o grupo escalou por 6h até chegar ao pico da montanha onde o lago se encontra. É mole?

Os quatro loucos fazem parte da Madswimmer, uma organização Sul-Africana que arrecada fundos para diversas caridades infantis através de desafios de natação em águas abertas. Para esse recorde, eles conseguiram coletar $100.00,00.

O feito foi realizado em dezembro de 2015, e virou até documentário.

4) MAIOR TRAVESSIA DE NATAÇÃO

Amazonrivermap.svgEm 08 de Abril de 2007, o esloveno Martin Strel nadou a distância inteira do Rio Amazonas, percorrendo impressionantes 5.268 quilômetros. A jornada de 67 dias teve início em Atalaya, Peru no dia 1 de Fevereiro e terminou em Belém, no dia 8 de Abril.

A distância mínima percorrida por Strel em um único dia foi de 9km, e a máxima foi de 127km. Dá para imaginar?

 

5) 1 MILHA CORRENDO COM PÉ DE PATO

Esse não é necessariamente um recorde aquático, mas para você que já tentou correr (ou apenas andar) de pé de pato fora da piscina, sabe que não é tão simples assim.

A caminhada exige uma certa coordenação, mas Zachary Miller não pareceu ter dificuldades. O americano correu uma milha, o equivalente a 1,600 metros, em 5 minutos 48 segundos e 86 centésimos.

E aí, será que você ganha do Zachary sem usar um pé de pato?
6) MAIOR NÚMERO DE PESSOAS DENTRO DE UMA TOUCA DE NATAÇÃO

capJá sei o que você está pensando: “Como assim o maior número de pessoas dentro de uma touca?” É isso mesmo, caro leitor. Em 2015, o time Badekappe conseguiu colocar quatro atletas sentados dentro de uma touca de natação.

Seis pessoas ficaram encarregadas de alargar a touca enquanto os participantes entravam sem deixar que a mesma estourasse. Se você não consegue imaginar essa cena, deixo aqui o registro de quando eu – com meus altos 165 cm de altura – entrei em uma touca como parte de um desafio da equipe onde eu treinava nos Estados Unidos.

7) MAIOR TEMPO EQUILIBRANDO UM BAMBOLÊ NA CABEÇA NADANDO

A moda do É o Tchan ultrapassou as pistas de danças e chegou até as piscinas. Em Agosto de 2017, o americano David Rush nadou por 16 minutos e 13 segundos equilibrando um bambolê na cabeça. É isso mesmo, pessoal.

David lançou o desafio como meio de promover o STEM Education, um currículo escolar baseado em ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

8) MAIOR DISTÂNCIA PERCORRIDA USANDO ALGEMAS E GRILHÕES

E para finalizar a nossa lista com chave de ouro, escolhemos a façanha realizada por Gopral Kharvi em 2013. O Indiano nadou 3,071 quilômetros – da Ilha de St. Mary’s até Malpe Beach – algemado e preso por grilhões nas duas pernas. Ele levou 2 horas 43 minutos e 35 segundos para completar o percurso.

Após o feito, Gopral virou capa de jornal na Índia e participou em diversos programas de televisão.

E você aí reclamando de fazer paraquedas G…

Recordes a serem batidos

Caso você queira deixar a sua marca na história e entrar para o Guinness World Records, existem alguns recordes que ainda não tiveram nenhum corajoso disposto a quebrar.

Um deles é “O tempo mais rápido para nadar puxando uma canoa ou caiaque por 5km”.

As regras para que o recorde seja validado são:

1) O desafio deverá ser feito em águas abertas.

2) A pessoa deverá completar a prova individualmente.

3) O recorde será calculado em horas, minutos e segundos.

4) A canoa ou caiaque usado deve estar disponível para compra em lojas comerciais, não podendo ser modificada ou personalizada. Pode ter qualquer design.

E aí, você topa?