Como todos sabem, existem quatro diferentes nados, mas nos últimos anos a fase submersa passou a ser vista como um quinto estilo.

Os exercícios propostos hoje são especificamente voltados para melhorar o seu submerso ou, em outras palavras, fortalecer o seu empurrão: seja da parede depois da virada ou depois do bloco de partida.

A razão é muito simples: um bom submerso depende de um bom empurrão na parede – ou do bloco de saída. Isso ocorre porque ao empurrar a parede com força, você consegue imprimir um ritmo acelerado.

Veja agora dois exercícios para aprimorar seu submerso:

#1 – Agachamento livre

O agachamento livre é o exercício mais eficiente para construir força e funcionalidade no corpo de maneira completa. Dificilmente você encontrará outro movimento que proporcione o mesmo potencial para submeter com segurança o corpo, a carga e ao mesmo tempo consiga trabalhar a flexibilidade, a coordenação e o equilíbrio.
Faça 4×6 repetições com 1m30sec de descanso entre os exercícios.

https://youtu.be/08GZbnBH_Ok

#2 – Agachamento com salto vertical

Dobre os joelhos como se estivesse fazendo um agachamento. Mantenha essa posição por alguns segundos com os braços pendurados ao lado do corpo e as mãos tocando no chão. Pule o mais alto que puder, esticando os braços acima da cabeça como se estivesse simulando a posição do seu corpo durante a fase submersa.
Faça 5×5 repetições com 1min de descanso entre as séries.

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