Se você está se perguntando qual é a melhor maneira de abaixar seus tempos dentro da piscina, a resposta é: melhore a sua fase submersa. Ao notar a forma como os melhores nadadores do mundo competem é fácil de perceber que eles não nadam apenas os 15m submersos permitidos pela FINA (Federação Internacional de Natação). Os atletas também tentam ser o mais rápido possível durante esta fase.

O treinamento especial para melhorar a fase subaquática é importante por três principais motivos. Com um bom submerso você pode:

#1 – Nadar 30% a menos da metragem total em provas de curta duração (em uma piscina de 25 metros);

#2 – Nadar mais rápido, porque permite que você mantenha a velocidade do submerso, ganhando uma quantidade inestimável de tempo em segundos;

#3 – Ganhar mais força e resistência na pernada.

Agora que você já sabe a importância de treinar esta habilidade específica, veja três dicas úteis para melhorá-la:

#-  Dica 1

Experimente fazer uma série de 8×15 metros submerso com nadadeiras a cada 1 minuto. Quando conseguir fazer os 15m sem nenhuma dificuldade aumente a distância da série para 25m.

#2 – Dica 2

Ganhe força nas pernas. Ter uma perna forte e bem treinada vai facilitar uma pernada de borboleta mais eficiente. Também garante que você mantenha o seu corpo mais reto durante a fase subaquática.

#3 – Dica 3

Pratique séries de pernas verticais. Alguns minutos deste exercício todos os dias ajudarão você a melhorar sua fase subaquática, permitindo o alinhamento do seu corpo na posição correta e também aperfeiçoando o chute da perna em si. Veja como: https://youtu.be/4rj1ZMBxwNI

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