Quem é que não gosta de informações curiosas? Nós gostamos! Por isso, trazemos aqui cinco curiosidades sobre natação e piscinas! Com certeza, essas informações aleatórias não vão ser úteis para você melhorar seu desempenho, mas você vai ter cada coisa pra contar pros seus colegas no próximo treino…

Então, vamos aos fatos:

1. Estilo mais antigo

Pedra com nadador entalhado
Desenhos datados de 2500 a.C. foram encontrados no Egito.

O estilo mais antigo é o crawl. Mas isso até dava para imaginar. A curiosidade é que é possível saber dessa informação porque pinturas e desenhos antigos, datados de 2500 a.C. foram encontrados no Egito.

2. Maior distância nadada

Martin Strel nadando no Rio Amazonas
O esloveno Martin Strel nadou os 5.268km de extensão do rio Amazonas! (Foto: strel-swimming.com)

Em 2007, um nadador esloveno chamado Martin Strel nadou os 5.268km de extensão do rio Amazonas em um tempo recorde de 66 dias. Strel, apelidado de “Homem-Peixe”, nadava por quase 19 horas todos os dias. Durante as outras cinco horas do dia ele dormia!

3. Mais tempo prendendo a respiração

Por quanto tempo você consegue prender a respiração? Se você é como a maioria das pessoas, você começa sentir um certo pânico em cerca de 30 segundos. Já pessoas com boa saúde e com treinamento adequado podem aguentar pelo menos 2 minutos.

Entretanto, mergulhadores podem prender a respiração por até 10 minutos! Mas o recorde mundial ainda é mais impressionante. O dinamarquês Stig Severinsen ficou 22 minutos embaixo d’água sem respirar!

O vídeo abaixo, em inglês, mostra como ele atingiu a façanha. Bom, não tente isso em casa! Para bater o recorde, ele fez tudo com supervisão médica e com técnicas adequadas de anos de treinamento!

4. Barco mais pesado puxado por nadadores

Nadadores puxando embarcação
73 nadadores bateram o recorde de puxar a embarcação mais pesada a nado na Suíca.

Tentativas de estabelecer novos recordes mundiais que misturem natação e resistência parecem ser uma escolha popular. Este recorde foi estabelecido quando uma equipe de 73 nadadores puxou um barco a vapor de 100 anos pelo Lago Lucerna, na Suíça, em 14 de setembro de 2013.

O barco pesava 323,2 toneladas e os nadadores levaram 4 minutos e 34,72 segundos para puxá-lo por uma distância de 100 metros. Ufa!

A tentativa de recorde mundial foi organizada para comemorar o 75º aniversário da SLRG Luzern, que é uma associação de salva-vidas suíça. E eles conseguiram!

5. Lugar com mais piscinas

Vista aérea do Hotel Lexis Hibiscus
O resort Lexis Hibiscus tem 643 piscinas! (Foto: Guinness World Records)

Localizado em Port Dickinson, na Malásia, o resort Lexis Hibiscus tem 643 piscinas – isso sem incluir as piscinas privativas em cada chalé. Isso significa que você poderia nadar em uma piscina diferente por dia por quase dois anos! Se esse não é o paraíso pros amantes de piscinas, não sabemos qual é!

E aí, gostou dessas curiosidades sobre natação e piscinas?

Texto adaptado do site Swim Easy.