O revezamento é, provavelmente, a prova mais emocionante de uma competição de natação pelo seu dinamismo e a possibilidade de inversão de líderes durante a prova. Além da adrenalina constante, é neste momento que a natação mais se aproxima de um esporte coletivo.

São quatro nadadores, todos nadando por um único objetivo: bater na frente. Para se sairem bem, os atletas não precisam apenas nadar rápido, mas também ter precisão na chegada, troca e saída do bloco. Pequenos detalhes como estes, podem custar centésimos cruciais na decisão entre o primeiro e o segundo lugar. 

Hoje vamos compartilhar com vocês seis dicas para realizar a troca perfeita e seu revezamento sair na frente. Vamos lá!

  1. Espere o atleta que está nadando tocar a mão na parede para sair
    Este é o conceito principal e mais básico de todos: só saia do bloco assim que o seu colega chegar na borda.
  2. Faça uma chegada firme
    Chegue com firmeza. Um dos piores erros que um atleta pode cometer é chegar na parede deslizando. Isso aumenta as chances do seu companheiro perder a concentração e pular antes e/ou demorar muito para pular do bloco.
  3. Treine com os seus companheiros
    Este é um ponto importantíssimo. Treine trocas de revezamento com os seus companheiros de equipe antes da competição. Não adianta fazer apenas no dia, durante o aquecimento. Revezamento é sobre sintonia e entender o ritmo do outro. 
  4. Saia da inércia
    No revezamento, a saída é livre, ou seja, você não precisa sair parado e esperar pelo sinal do árbitro (isto não se aplica ao primeiro nadador). Alguns nadadores dão um passo para trás e, conforme o nadador que está na água se aproxima, giram os braços como forma de impulsão e dão um passo para frente para saltar do bloco. Outros saem com os dois pés juntos e há também os que não giram os braços. Independente do movimento que você faça, o ideal é que você espere o momento certo para iniciar o movimento e sair da inércia. 
  5. Tempo de reação
    O segredo da troca de revezamento é ser o mais rápido e preciso sem queimar a saída e, para isso, é preciso treino. Existem diversos exercícios que podem ser feitos para melhorar o seu tempo de reação do bloco. Converse com o seu técnico!
  6. Comprometimento
    Revezamento é uma prova em equipe. Seja responsável com os seus companheiros. Pense que, o seu erro, pode afetar todos como um todo. Compromisso aqui, é chave; desde a saída do bloco até você encostar a mão no placar.  

Esperamos que essas dicas ajudem vocês e o seus companheiros de equipe a arrasarem na próxima competição. Para finalizar, vai aqui um vídeo de uma das provas de revezamento mais emocionantes dos últimos 15 anos.