Manter uma rotina constante e saudável de treinamento também exige uma atenção com o corpo. Uma boa recuperação do esforço físico é essencial para quem pratica esportes regularmente, já que o corpo precisa reparar o esforço que os músculos sofrem em um regime de exercícios intensos. Veja no post de hoje quatro dicas para uma boa recuperação do esforço físico:

#1 – Alongamento

Exercícios de alongamento ajudam muito na recuperação muscular. Eles servem para reduzir a rigidez muscular, aumentar a amplitude do movimento das articulações e alivia o desconforto decorrente do esforço. Tire alguns minutos do seu pós-treino para fazer alongamento e reduzir a tensão nos músculos.

#2 – Alimentação

Não há nada melhor para recuperar a sua energia e regenerar a massa muscular do que comer algo antes do treino. Se você fizer um lanche rico em proteína também estará ajudando o seu corpo a recuperar a fibra muscular com maior rapidez.

#3 – Hidratação

É normal que nadadores se esqueçam de se hidratar durante o treino. É muito importante tomar água ou isotônicos ao sair da piscina para repor todo o líquido que você perdeu durante o treinamento.

#4 – Tome magnésio

Além de reduzir a dor e o desconforto muscular em geral, o magnésio contribui para o relaxamento do sistema nervoso. Bananas, espinafre, couve, amêndoas, sementes de girassol e peixe são alimentos bastantes ricos do mineral.

Tente estas sugestões para fazer uma rápida recuperação muscular do seu corpo!

Texto adaptado do site Arena Water Instinct