É comum que as pessoas comecem na natação e se peguem perguntando “mas com que frequência eu devo nadar”? Por isso, estamos aqui pra te ajudar, mas, já adiantando, a resposta direta é: depende.

Mas, calma, vamos falar sobre todos os fatores que influenciam na escolha para que você chegue à resposta que mais faz sentido para o seu estilo de vida!

Variáveis que influenciam na frequência para nadar

Objetivos

Qual seu objetivo? Você nada para manter a forma física, para fazer provas de triathlon ou está tentando bater um recorde mundial? É claro que ter mais tempo para treinar vai te ajudar a atingir objetivos mais difíceis, mas existem soluções para cada objetivo!

Tempo disponível

Quanto tempo por semana você tem para treinar? Se você tiver só duas horas semanais destinada aos treinos, o recomendado são três treinos de 40 minutos por semana, ao invés de apenas um com duração de duas horas.

Essa é a recomendação porque, quando você fica mais de quatro dias sem nadar, você perde sua sensibilidade na água. Isso significa que sua conexão com a água diminui. Dessa forma, seus treinos se tornam menos eficientes, uma vez que você precisa “recomeçar” toda vez que entra na piscina.

Por isso, é importante nadar, pelo menos, duas vezes na semana.

Histórico recente

Nos últimos seis meses, você estava treinando 10 horas por semana? 30? Ou você acabou de começar?

Não interessa qual seu nível na natação, o conselho aqui é o de aumentar o volume e a duração dos seus treinos em 10% por semana à medida que você for treinando com frequência.

Outros treinos

Não se esqueça de considerar as outras atividades físicas que você costuma praticar, como corrida, musculação, ciclismo etc. Todas essas atividades têm um impacto sobre seu corpo, então vão influenciar o quanto você deveria nadar por semana. Isso significa que, se você já pratica outras atividades em muitos dias da semana, não deveria se sobrecarregar adicionando a natação muitas vezes na sua rotina. Lembre-se, equilíbrio é tudo!

No que você deve focar

Natação uma vez por semana:

Técnica
Resistência

Natação duas vezes por semana

Técnica de nado
Livre
Medley/estilo

Natação três vezes por semana

Técnica de nado
Resistência
Medley/estilo
Velocidade

Natação quatro vezes por semana

Técnica de nado/ondulação
Resistência
Estilo
Velocidade

Natação cinco ou seis vezes por semana

Resistência
Medley
Força
Estilo
Técnica de nado

E aí, respondemos à pergunta “com que frequência eu devo nadar”? Conta pra gente nos comentários quantas vezes por semana você nada!

VelocidadeTexto adaptado do site MySwimPro.